Como usar 11 diferentes óleos para cozinhar

Embora as opiniões sejam bem diferentes sobre o que chamam de óleo saudável, há vantagens e desvantagens em muitos deles

Cada tipo de óleo tem sua própria composição química | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os óleos, considerados gorduras, são parte integrante da cozinha. Eles são a base de muitas receitas, desde molhos para salada à marinadas, e desempenham papel importante em várias técnicas de cozimento como saltear, gratinar, assar, brasear e grelhar.

Cada tipo de óleo tem sua própria composição química, o que significa que alguns são mais adequados para saladas, enquanto outros irão ajudá-lo a obter aquela selagem perfeita em um bife. Por isso, um dos fatores mais importantes a considerar ao escolher o produto, é o seu ponto de fumaça.

O que é ponto de fumaça?

É o ponto em que o óleo começa a queimar e soltar fumaça. Se aquecer o óleo além de seu ponto de fumaça, não só prejudica o sabor, como degrada muitos dos seus nutrientes, e libera compostos nocivos chamados radicais livres.

Dito isto, você deve estar se perguntando, qual é o melhor óleo para a saúde? Os óleos de cozinha são compostos de três tipos diferentes de ácidos graxos (AG), que são as gorduras monoinsaturadas, poli-insaturadas e saturadas. Cada óleo é classificado com base no tipo de AG mais predominante. Por exemplo, o azeite de oliva e o óleo de canola são considerados principalmente gordura monoinsaturada, enquanto os óleos de milho e soja contêm gordura poli-insaturada, já o óleo de coco é gordura saturada.

Embora as opiniões sejam bem diferentes sobre o que chamam de óleo saudável, há vantagens e desvantagens em muitos deles. Para ajudá-lo a selecionar alguns dos óleos mais saudáveis, a nutricionista Adriana Stavro te da 11 opções:

 O azeite extra virgem é frequentemente o óleo de escolha de muitas famílias por boas razões. Écomposto por 73% de ácidos graxos monoinsaturados, que são as gorduras saudáveis conhecidas por ajudar a reduzir a inflamação. É um item básico da dieta mediterrânea altamente anti-inflamatório.Além disso, contém polifenóis, que são bons para a saúde do coração e prevenção de doenças. Embora seja difícil argumentar sobre esses benefícios à saúde, muitas pessoas cometem o erro de usá-lo para tudo. O azeite tem um ponto de fumaça relativamente baixo, portanto não é uma boa opção para a grelha ou para queimar em alta temperatura. No forno, mantenha-o abaixo de 375 graus.

 Semelhante ao azeite, o óleo de abacate contém gorduras monoinsaturadas saudáveis. É rico em ácido oleico (ômega-9), que possui propriedades anti-inflamatórias e estimulantes do sistema imunológico.Na culinária pode ser usado para refogar, assar e grelhar pois tem alto ponto de fumaça. Sinta-se à vontade para usá-lo com vegetais, receitas de grelhados ou no cozimento em geral, pois tem um sabor leve e suave.Uma desvantagem é que ele tende a ser mais caro.

 O óleo de coco é um dos "óleos saudáveis" mais polêmico do mercado. É rico em gordura saturada, no entanto, é à base de plantas, então você fica um pouco melhor usando óleo de coco em vez de manteiga.O óleo de coco também tem sabor agradável e é rico em MCTs (triglicerídeos de cadeia média), que o corpo pode usar como energia. Feito a partir do fruto da palmeira de coco, o óleo de coco tem sido promovido como a melhor alternativa à manteiga, principalmente ente vegetarianos que não comem gordura animal. É importante lembrar que o óleo de coco é rico em gordura saturada (92%), portanto seu uso deve ser com moderação. Como o óleo de coco tem um ponto de fumaça médio,o ideal é usá-lo em bolos, muffins e biscoitos

O óleo de semente de gergelim é rico em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, que são boas para a saúde do coração. Enquanto o óleo de gergelim refinado tem um ponto de fumaça mais alto, o óleo de gergelim escuro (torrado) é melhor para dar sabor. Use óleo de gergelim comum na culinária em fogo baixo, e óleo de gergelim escuro para finalizar o cozimento ou em molhos para salada.

O óleo de semente de cânhamo tem um sabor rico em nozes e cor verde escura. É fonte de ferro, magnésio e vitamina E, e as sementes de cânhamo também apresentam uma boa proporção de ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos ômega-6. Fornece um delicioso sabor de nozes, tornando-o uma ótima opção para acabamento e molho. Devido ao seu baixo ponto de fumaça, não deve ser aquecido.Use-o como óleo de acabamento para sopas e saladas. Se usar em vinagrete, misture com óleo neutro. Guarde na geladeira. Melhores usos: molhos, marinadas e temperos.

Óleo de linhaça - Ponto de fumaça: 225 ° F - O óleo de linhaça é semelhante ao óleo de semente de cânhamo em alguns aspectos. Fonte de ômega-3, ponto de fumaça muito baixo, não deve ser usado para cozinhar.Ele confere sabor de nozes aos alimentos. Ótimo para vinagretes e como óleo de acabamento para proporcionar sabor e textura. Certifique-se de que ele seja armazenado em um local de baixa temperatura, como na geladeira.

Óleo de nozes - Ponto de fumaça: 320 ° F - O óleo de noz tem uma boa proporção de ácidos graxos ômega-6 para ômega-3, o que ajuda a manter a inflamação sob controle. É melhor usar em alimentos crus ou molhos, onde você deseja que o óleo dê sabor de noz. Este óleo tem um ponto de fumaça baixo, então não é bom para cozinhar.

O óleo de semente de abóbora é um dos óleos mais modernos do mercado, graças aos seus benefícios culinários e à saúde. Contém vitamina A, E, magnésio,zinco, ômega-3, ômega-6, além de antioxidantes. É um óleo para finalizar os pratos não para cozimento.

De todos os óleos vegetais, o óleo de canola tende a ter a menor quantidade de gorduras saturadas. Tem um ponto de fumaça alto, o que significa que pode ser útil para cozinhar em fogo alto. Pode ser usado para refogar, fritar e assar.

Óleo de girassol possui alto teor de ácidos graxos, poli-insaturados e de vitamina E. Possui alto ponto de fumaça e não tem sabor forte, o que significa que não sobrecarrega o prato. No entanto, o óleo de girassol contém uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-6. O corpo precisa deles, mas os ômega-6 são considerados pró-inflamatórios, enquanto os ômega-3 são anti-inflamatórios . Consumir muitos ômega-6 sem equilibrar com ômega 3 pode levar a uma inflamação excessiva, portanto, moderação é fundamental.

O óleo de soja é principalmente um óleo poli-insaturado. É um óleo de sabor neutro. No entanto, é um óleo de cozinha versátil e multifuncional para refogar e fritar ou fazer molhos para salada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES