Confira 10 alimentos indispensáveis na prevenção ao câncer

Ultraprocessados, com corantes, estabilizantes e xenobióticos contribuem para o desenvolvimento de células malignas

Frutas | Mundoboaforma
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

(Mundoboaforma)

Uma dieta balanceada e saudável é um dos principais fatores que contribuem para a prevenção de várias doenças, dentre elas, o câncer, que segundo a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, é a segunda principal causa de morte no mundo. Cerca de um terço dos casos estão relacionados a hábitos comportamentais e alimentares, dentre eles: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais e falta de atividade física.

Segundo Bettina Del Pino, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, a primeira dica é evitar alimentos xenobióticos, ultraprocessados, com predominância de aditivos químicos, como corantes e estabilizantes. "Estes são impulsionadores de mudanças hormonais que podem desencadear o desenvolvimento de células malignas. Por isso, sempre que possível, é aconselhado trocar por opções mais saudáveis e orgânicas".

Bettina orienta priorizar alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas, pois são fortes aliados na prevenção de doenças, como o câncer. A nutricionista elenca algumas opções para incluir na rotina alimentar:

Uva: a fruta possui grandes quantidades de flavonoides e resveratrol, poderosos antioxidantes, que auxiliam no retardo do crescimento de células malignas no corpo.

Melancia, morango e tomate: são ricos em licopeno, que ajuda a proteger as células do organismo contra os radicais livres, além de estimular o sistema imunológico.

Cenoura, abóbora e manga: contêm grande quantidade de carotenoides, que combatem os radicais livres.

Brócolis e couve-flor: com alta presença de sulforafano, molécula capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário, esses alimentos são fortes aliados. Recomenda-se o consumo regular de, pelo menos, meia xícara de chá.

Soja: o grão e seus derivados orgânicos, como o leite e o tofu, contêm fitoestrogênio, substância que ajudam a proteger contra o desenvolvimento de células cancerígenas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES