Confira 12 maneiras de aliviar o calor sem ar condicionado

O calor tá de matar, né? E você já tá irritado? Então, veja dicas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o preço da energia lá nas alturas não é muito fácil se manter fresquinho e aliviar o calor sem ar condicionado. A primavera é linda com suas árvores floridas. Mas ao mesmo tempo traz aquele calorão de pedir socorro!

Então, se você está na lista de pessoas que não têm ar condicionado e está sofrendo com as altas temperaturas, vai gostar dessas dicas que separamos!

12 maneiras de aliviar o calor sem ar condicionado

1 – Tente se manter o mais longe possível dos eletrônicos

É sério. Os aparelhos eletrônicos liberam calor até quando estão desligados. Tire o máximo de aparelhos possível das tomadas. Além de economizar energia você ainda diminui a quantidade de calor liberado no ambiente.

2 – Aliviar o calor sem ar condicionado dormindo no chão

Essa é uma das maneiras mais práticas e eficazes, mesmo que não pareça tão confortável. Mas é bem simples, o frio desce e o ar quente sobe. Então, coloque seu colchão o mais próximo possível do chão. Assim você será capaz de aproveitar mais o ar frio (ou fresquinho).

3 – Banhos gelados

Em alguns locais até a água que sai da torneira fica quente. Desligue seu chuveiro, nada de modo “verão”, é desligado mesmo! A água fria abaixa a temperatura do corpo e tira o suor da pele.

4 – Redes ao invés de camas

Essa é uma cultura nordestina (e de mais algum lugar?). Principalmente nas épocas mais quentes, as pessoas preferem dormir em redes ao invés das camas. Por ser suspensa, facilita a passagem de ar.

5 – Coisa de vó

Alguma vez a sua vó/mãe colocou um paninho úmido na sua testa quando você estava com febre? Então, essa é uma maneira de aliviar o calor sem ar condicionado. Com compressas de gelo nos pulsos, pescoço, parte interna dos cotovelos, virilha, tornozelos e atrás dos joelhos, você ajudar a diminuir a temperatura do corpo.

6 – Ar condicionado das antigas

Não é beeeeem um ar condicionado, mas é super eficaz. Faça barras de gelo grandes e coloque em uma bacia/balde e posicione na frente do ventilador. Assim, o ar fresco que está em volta da barra de gelo vai ser soprado em sua direção, refrescando o ambiente. E você!

7 – Roupas leves

Quanto menos melhor, na verdade. Mas não dá pra usar shorts e regatas todos os dias, o dia inteiro, menos ainda ficar totalmente sem roupa. Então, prefira as roupas largas e macias, como as de algodão. Além disso, ficar totalmente sem roupa não é uma opção favorável, porque o suor vai depender apenas da evaporação natural, demorando mais a sair da pele.

8 – Jeito egípcio

Usando toalhas molhadas e úmidas como cobertor. Forre o colchão com um plástico para evitar que fique tudo molhado. Só você precisa se refrescar.

9 – A física ajuda

Se você tiver um ventilador de teto e um portátil em casa, use-os a seu favor. Coloque o portátil virado para a janela – assim ele joga o ar quente pra fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor – assim ele puxa o ar quente para cima. Combinados, eles formam um sistema que irá deixar o ambiente mais fresco.

10 – Bolsa de água fria

Sabe a bolsa de água quente? Então, faça o contrário. Coloque água e deixe no congelador. Assim, na hora que você for dormir é só deixar ela bem pertinho, te refrescando.

11 – Lençóis congelados

Por essa você não esperava, né? Literalmente, congele seus lençóis. Coloque-os (secos) do congelador ou freezer por alguns minutos, antes de você dormir. Use um saco plástico para isolar o cheiro do congelador, caso contrário você dormirá sentindo cheiro de comida congelada. Esse método pode até não durar a noite toda, mas vai te ajudar a pegar no sono de forma mais tranquila.

12 – Algodão sempre

Além das roupas de algodão, prefira esse tipo de tecido na cama também. Ele vai ajudar na ventilação do corpo, já que absorve o suor da madrugada. Por ser uma fibra natural, ainda vai colaborar com o fluxo de ar dentro do quarto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES