Confira 3 planos feitos para matar Fidel Castro

A CIA havia planejado algumas formas de como eliminar Fidel

Confira 3 planos feitos para matar Fidel Castro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No post de hoje, selecionamos algumas formas curiosas de como a CIA tentou matar Fidel Castro. Algunas parecem até difícil de acreditar, mas a história comprova que eles foram realmente planejados.

Confira:

1. Com roupa de mergulho envenenada

Fidel adorava mergulhar, portanto, em 1963, a CIA resolveu aproveitar esse hobby do revolucionário para tramar um plano bizarro para acabar com a sua vida. A artimanha consistia em fazer com que um homem chamado James Donovan — que estava negociando com Castro a liberação de prisioneiros capturados durante uma tentativa frustrada dos norte-americanos de invadir a ilha — presenteasse El Comandante com uma roupa de mergulho envenenada.

Donavan, caso você tenha ficado curioso, realmente conseguiu libertar mais de mil cubanos, ficou famoso por negociar a troca do piloto norte-americano Francis Gary Powers pelo espião russo Rudolf Abel e inclusive foi retratado no cinema por Tom Hanks no filme “Ponte dos Espiões”, de 2015.

Mas, voltando ao plano mirabolante, o pessoal da CIA chegou a comprar uma roupa de mergulho e tratá-la com um fungo que causa uma séria doença de pele chamada eumicetoma, além de contaminar com a bactéria que transmite a tuberculose o equipamento que permite a respiração debaixo d’água. Outra opção consistia em instalar crustáceos falsos contendo explosivos na área onde Fidel costumava mergulhar, mas o plano naufragou.

2. Com amor... envenenado

Eis que a CIA era realmente criativa na hora de inventar planos envolvendo o envenenamento de pessoas! Em 1959, a agência conseguiu convencer uma mulher chamada Marita Lorenz, que teve um relacionamento amoroso com Fidel, a participar de seus esquemas. Ela foi incumbida de se encontrar com El Comandante e dar a ele cápsulas contendo uma toxina botulínica, mas a coisa, evidentemente, deu errado.

Para começar, Marita achou que seria uma boa ideia esconder as pílulas em pote de creme — arruinando as cápsulas —, e acabou se desfazendo delas jogando-as em um bidê. Além disso, o revolucionário não era bobo e perguntou, na lata, se a antiga amante estava trabalhando para a CIA e planejando matá-lo. Fidel chegou a entregar uma pistola a Marita e dizer que ela podia seguir adiante com a missão.

Castro obviamente sabia que Marita não estava muito segura e inclusive teria dito que ela não podia matá-lo — e que ninguém mais podia. No fim das contas, a ex-amante não conseguiu matar Fidel, não resistiu aos seus encantos (encantos?), e os dois acabaram, bem... relembrando os velhos tempos, se você entende o que queremos dizer.

3. Com sorvete envenenado

Bem, você deve ter percebido a esta altura que a turminha da CIA curtia um veneno e estava empenhada em despachar El Comandante com alguma substância letal. Pois Fidel simplesmente amava sorvetes, então “batizar” um pote de um dos sabores favoritos dele fazia todo o sentido, certo?

Assim, em meados de março de 1961, uns caras da máfia que tinham contato com agentes da CIA realmente chegaram perto de matar Castro. Eles entregaram algumas cápsulas de veneno a um oficial cubano da agência norte-americana que, por sua vez, passou o material para um rapaz que trabalhava em um restaurante em Havana — e que deveria misturar a substância na casquinha de Fidel.

No entanto, parece que, em vez de envenenar o sorvete, as cápsulas teriam sido encontradas por agentes da inteligência cubana congeladas em um pote de sorvete. Em outra versão da história, o veneno deveria ter sido misturado a um milkshake de chocolate, mas acabou sendo derramado no interior do freezer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES