Confira 5 coisas que foram inventadas antes da roda

Invenções que revolucionaram a vida do seres humanos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com os estudiosos, as primeiras rodas surgiram por volta do ano 3,5 mil a.C. na Mesopotâmia, provavelmente a partir da necessidade de tornar a vida dos artesãos que produziam potes de argila ou outros materiais mais fácil. Pois, apenas 300 anos depois da criação da “roda de oleiro”, a invenção já havia sido adaptada para ser usada em carroças e bigas.

Você há de concordar que a roda está entre as criações mais celebradas da História — sendo inclusive listada entre as invenções que nos diferem de outros animais —, certo? No entanto, de acordo com Megan Gannon, do site Mental_Floss, comparado com outros produtos da engenhosidade humana, a roda é algo incrivelmente recente. Confira a seguir uma seleção de coisas que foram inventadas bem antes dela!

1 – Olarias

Já que mencionamos a roda de oleiro no comecinho da matéria, achamos apropriado começar com o surgimento das olarias. Muito antes de as rodas serem inventadas, as pessoas já se dedicavam a produzir recipientes para armazenar coisas, para se alimentar e beber. Só dava mais trabalho para fabricar os objetos, uma vez que os artesãos tinham que trabalhar e moldar a argila até ela obter o formato desejado e depois cozê-la até que ela ficasse dura.

2 – Cola

Se você pensava que substâncias usadas para “grudar” coisas são uma invenção moderna, saiba que a cola é uma invenção pra lá de velha. Muito mais velha do que a da roda! Isso porque existem evidências de que os neandertais produziam um adesivo — cuja receita era complicada de se fazer — a base de seiva de bétula para fixar pontas de pedra a cabos de madeira.

3 – Embarcações

Embora os arqueólogos não tenham conseguindo encontrar uma embarcação que tenha sobrevivido a 45 mil anos de história, mas todos sabem que os humanos deram um jeito de chegar e povoar ilhas no Pacífico, a Indonésia e a Austrália há esse tempo todo. Seja como for, existe uma canoa produzida há 10 mil anos (ou seja, muito antes da invenção da roda) que foi descoberta na Holanda e se encontra em exposição no Museu Regional de Drenthe.

4 – Bebidas alcóolicas

Quando a roda foi inventada, já fazia um tempão que a galera se dedicava a preparar suas próprias bebidinhas. A evidência mais antiga de bebida alcóolica de que se tem notícia foi encontrada na forma traços de um coquetel fermentado em um recipiente de 9 mil anos, mais ou menos, descoberto na China. Além disso, graças a algumas descobertas recentes, alguns arqueólogos começaram a suspeitar que, em vez de domesticar grãos para a produção de pão, os humanos queriam mesmo é matéria-prima para produzir cerveja!

5 – Calendários

Os humanos desenvolveram métodos para acompanhar a passagem do tempo muito antes de inventarem a roda. Tanto que o calendário mais antigo já descoberto tem 10 mil anos de idade e foi encontrado na Escócia. Segundo os arqueólogos que acharam essa antiguidade, o calendário consiste em uma série de 12 covas cujo alinhamento parece imitar o ciclo lunar — bem diferente das “folhinhas” e calendários de mesa com os quais estamos acostumados hoje em dia, mas, aparentemente, funcional para a cultura que o criou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES