SEÇÕES

Confira alimentos que nutrem e são remédios naturais

A adoção de hábitos saudáveis no dia-a-dia é capaz de prevenir doenças e promover a saúde, fazendo dos alimentos o próprio remédio para o corpo

| Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a rotina tão corrida que milhões de brasileiros levam todos os dias, ter uma alimentação rica em frutas, verduras, plantas, cereais e saladas está se tornando algo raro, resultando em diversos problemas de saúde, como a obesidade, diabetes, doença renal crônica, retinopatia, doenças neurológicas e até mesmo psiquiátricas.

A adoção de hábitos saudáveis no dia-a-dia é capaz de prevenir doenças e promover a saúde, fazendo dos alimentos o próprio remédio para o corpo. Pensando nisso, a professora Ana Lucia Hoefel, do curso de Nutrição do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), listou 18 alimentos cuja capacidade é promover saúde ao corpo e a mente. Confira!

Maçã: a maçã é um alimento riquíssimo em nutrientes, possui polifenóis, flavonóis, procianidinas, antocianinas, chalconas e taninos. Tem ação diurética, atua protegendo o aparelho digestivo e regulando o intestino, é anti-inflamatória e antioxidante.  

Romã: a romã está entre os frutos mais saudáveis da terra, que contém centenas de sementes comestíveis. Rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos ou fitoquímicos com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que os cientistas afirmam que são únicos na romã.

Abacate: o abacate é incrivelmente nutritivo, contêm mais potássio do que bananas. Também é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que auxiliam a manter os níveis de colesterol dentro das faixas adequadas.  

Azeite de oliva: o azeite de oliva é outro alimento que contém gordura monoinsaturada, sendo também amigo do coração. Além disso, o azeite de oliva extra virgem, prensado a frio, contém mais de 800 substâncias com capacidade antioxidante. Ele apresenta potente propriedades anti-inflamatórias. Pode auxiliar na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

Canela: a canela é uma das especiarias mais deliciosas e saudáveis do planeta. Estudos mostraram que ela é capaz de auxiliar no controle da glicemia. Além de possuir efeito termogênico podendo auxiliar no controle do peso corporal.

Cravo da Índia: tempero bastante utilizado na culinária popular, tem ação antimicrobiana e antifúngica. Pode ser usado para prevenção de cáries e também melhora o hálito.

Linhaça: a linhaça possui quantidade apreciáveis de ácido graxo poli-insaturado do tipo W3, chamada gordura "boa", que demonstraram ter efeitos saudáveis para o coração. Cada colher de sopa de semente de linhaça moída contém cerca de 1,8 gramas de ômega-3. Além disso, a linhaça possui lignanas, substâncias que podem ser convertidas, dentro no nosso organismo, em substâncias muito semelhantes ao estrogênio, hormônio feminino.  

Cranberry: o cranberry é uma das mais importantes fontes dos fitoquímicos quercetina e miricetina da natureza, ambos são potentes antioxidantes e melhoram a circulação sanguínea. Auxilia como coadjuvante no tratamento de infecções do trato urinário, principalmente se causados pela bactéria Escherichia coli.

Uva: riquíssima em nutrientes, a uva é um alimento que deveria ser consumido diariamente. Riquíssima em vitamina C e potássio, sua casca possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, protege contra certos tipos de câncer e doenças crônicas.  

Couve: a couve está entre os alimentos mais nutritivos da terra. Tem antioxidantes poderosos como a quercetina e Kempferol, fonte de vitamina C e potássio.  

Gengibre: muito utilizado na atualidade, principalmente por sua ação termogênica. O gengibre tem ação antihemética, ou seja, auxilia na melhora de náuseas.

Açafrão da terra (cúrcuma longa): tem ação antidepressiva, estudos científicos mostraram que o uso de suplementos de cúrcuma, promove melhora nos sintomas depressivos. Além disso, tem ação antioxidante, anti-inflamatória e imunoestimulatória.  

Alho: consumir alho diariamente ajuda a baixar os níveis de colesterol devido às propriedades anti-oxidantes do fitoquímico alicina. Estudos mostraram que o alho é imensamente benéfico para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.  

Nozes: as nozes são excepcionalmente nutritivas, possuem atividade antioxidante e ácidos graxos ômega-3. Esta riqueza de nutrientes contribui para os efeitos benéficos das nozes para a saúde, entre eles a redução da inflamação e a melhora dos fatores de risco para doenças cardíacas.  

Salsa: possui ação anti-inflamatória e é riquíssima em vitamina C. Podemos destacar, que a vitamina C é uma vitamina capaz de deter radicais livres, além de ajudar na imunidade.

Manjericão: um tempero que não pode faltar à mesa, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Como antioxidante ajuda a combater radicais livres, que são sustâncias que estão por trás do surgimento de diversas patologias.

Sálvia: tempero muito utilizado no Sul para temperar frango. Possui propriedades incríveis tais como reduzir flatulência gástrica e intestinal, efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anticarcinogênico. Estudos científicos já mostraram que, em pacientes com depressão auxilia na melhora do humor e também melhora a função cognitiva.

Orégano: tem efeito antifúngico, antioxidante, antimicrobiano e bactericida. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao usá-lo em preparações. Ele deve ser sempre adicionado no final da preparação, não deve ser fervido e nem levado ao forno, pois, suas propriedades antioxidantes são perdidas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos