Confira cinco formas de desentupir os seus ouvidos em casa

Existem razões pelas quais seus ouvidos podem estar entupidos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas pessoas já sentiram a sensação de entupimento nos ouvidos, ela geralmente é causada por um bloqueio nas trompas de Eustáquio. Segundo especialistas, as trompas de Eustáquio existem para igualar a pressão da orelha com a pressão do ar externo. Quando esses tubos não se abrem e fecham corretamente para manter a pressão uniforme, podem ocorrer desconfortos, dores, deficiência auditiva ou sensação de entupimento.

Há muitas razões pelas quais seus ouvidos podem estar entupidos. Por exemplo, o congestionamento da orelha pode ser devido a um acúmulo de cera no canal auditivo, uma infecção no ouvido, uma acumulação de água ou uma inflamação. A sensação de bloqueio no canal auditivo também pode ser devido a mudanças na pressão do ar, como no desembarque ou decolagem em um avião.

Conforme for a gravidade desses entupimentos, existem alguns que você mesmo pode fazer em casa.

1. Manobra de Valsalva

A manobra de Valsalva são realizadas por tentativa de exalação moderadamente vigorosa contra uma via aérea fechada, geralmente feita ao fechar a boca, apertando o nariz, enquanto pressiona como se estivesse explodindo um balão.

2. Gotejamento de óleo

Aqueça 2 a 3 colheres de sopa do seu óleo de escolha, mas tenha cuidado para não deixa-lo muito quente. Verifique a sua mão ou pulso para se certificar de a temperatura não irrita sua pele, assim como fazemos ao preparar o leite de uma criança. Então, use um conta-gotas para colocar uma ou duas gotas no ouvido. Mantenha a cabeça inclinada por 10 a 15 segundos. Faça isso algumas vezes ao dia por até cinco dias até o bloqueio desaparecer.

3. Compressa quente ou vapor

Coloque uma compressa quente sobre a orelha ou tome um banho quente. Um chuveiro pode ajudar a entrar vapor no seu canal auditivo. Certifique-se de permanecer por pelo menos 5 a 10 minutos.

4. Solução de água e sal

Para aliviar inchaços e inflamações do tubo de Eustáquio, limpe as vias áreas com uma solução salina duas vezes ao dia. Respirar pólen, poluição, fumaça ou sujeira pode irritar seus tubos e fazer com que inchem. Esse inchaço interfere com a regulação da pressão dentro da orelha interna. Você pode fazer uma solução de água e sal em casa ou comprar um spray pronto em qualquer farmácia.

5. Água oxigenada (peroxido de hidrogênio)

Você pode usar peróxido de hidrogênio para desobstruir as orelhas bloqueadas pela acumulação de cera. Usando um conta-gotas, coloque duas gotas de peróxido de hidrogênio, mas conhecido como água oxigena, à 3% na orelha afetada. Você vai ouvir uma efervescência. Aguarde 10 minutos ou até o efervescente parar. Em seguida, incline a cabeça para deixar a solução e a cera sair.

Obs: Não use o peróxido de hidrogênio em excesso, pois pode prejudicar sua audição.

É importante lembrar que a orelha é uma parte extremamente sensível do corpo. A maioria dos profissionais especialistas em orelha, nariz e garganta normalmente não instruem os pacientes a limpar os ouvidos regularmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES