Confira os 4 escândalos de pirâmides financeiras registrados no Brasil - Como funciona um golpe de pirâmide?

Pirâmide financeira é uma categoria de marketing multinível que garante rendimentos muito superiores aos investidos a partir da recomendação de novos clientes, constituindo a base da pirâmide em um ciclo sem fim. - Como funciona um golpe de pirâmide?

Slide 1 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como funciona um golpe de pirâmide?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 11% da população brasileira já foi vítima de golpes de pirâmide financeira, com 62% dos investidores nunca mais recuperando seu dinheiro. A prática, considerada criminosa por lei, surge com a promessa de rendimento fácil e com um retorno muito superior ao investimento inicial, quando na verdade é apenas uma justificativa para roubar recursos de milhares de pessoas que buscam renda extra.

Como funciona um golpe de pirâmide?

Também conhecido como esquema Ponzi — em homenagem a Charles Ponzi, seu precursor —, a pirâmide financeira é uma categoria de marketing multinível que garante rendimentos muito superiores aos investidos a partir da recomendação de novos clientes, constituindo a base da pirâmide  em um ciclo sem fim. Para isso, é necessário pagar uma taxa para entrar e indicar pessoas para “cobrir” esse valor, além de contar que as pessoas dos níveis abaixo “trabalhem” para você.

A inviabilidade de que todas as pessoas sejam adequadamente pagas, as promessas que raramente se cumprem e o modelo pouco sustentável são justificativas para considerar o esquema como crime federal no Brasil, de acordo com a Lei nº 1.521/51. De fato, o que ocorre é uma iminente quebra do sistema, onde os investidores de baixos níveis saem no prejuízo e o lucro se concentra a quem está no topo.

Confira a seguir alguns dos esquemas de pirâmides mais notáveis no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES