Confira os 6 principais exames que as mulheres devem fazer

O indicado é ir pelo menos uma vez ao ano para saber se está tudo bem com a sua saúde sexual e reprodutiva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você se recorda quando foi a última vez que se consultou com o seu ginecologista? Segundo pesquisa divulgada em fevereiro deste ano pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em parceria com o Datafolha, pelo menos cinco milhões das mulheres brasileiras não têm o hábito de ir ao ginecologista-obstetra. Dessas, quatro milhões nunca procuraram esse atendimento e outras 16,2 milhões não passam por consulta há mais de um ano.

Segundo a ginecologista e obstetra de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler, muitas doenças podem não apresentar sintomas, o que se faz necessária uma consulta com o especialista para uma avaliação completa, incluindo possíveis alterações ou irregularidades no organismo. "O ideal é que a primeira ida ao ginecologista seja realizada a partir da primeira menstruação, e que depois elas aconteçam pelo menos uma vez ao ano. Nessas consultas de rotina, além da avaliação médica, é comum também orientar a paciente sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças, sintomas e cuidados na TPM, dúvidas sobre relação sexual e outros assuntos", explica a especialista.

Já a solicitação de exames pode depender da idade, fatores de risco, se já foram diagnosticadas alterações e também devido às queixas que a paciente possa apresentar. Conheça alguns dos principais exames que auxiliam na prevenção de doenças de acordo com a ginecologista:

Papanicolau: A realização desse exame é importante para detectar HPV, câncer do colo de útero e diversas DSTs. Devem realizar anualmente o procedimento as mulheres que têm entre 25 e 65 anos e que já tiveram relações sexuais.

Mamografia: Este exame, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, é o principal meio para detectar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Mulheres acima dos 40 anos devem fazer o exame anualmente ou quando o médico julgar necessário, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco.

Ultrassom pélvico: Este exame avalia os órgãos genitais internos da mulher (ovários, útero e trompas) e serve para detectar doenças, acompanhar a gestação e controlar a ovulação em episódios de infertilidade.

Colposcopia: É realizada para analisar a vulva, a vagina e o colo do útero, com o objetivo de identificar inflamações ou doenças como o HPV e o câncer. Normalmente, é solicitada em caso de alteração no papanicolau.

Ultrassom de tireoide: Ajuda a detectar nódulos na região e a evitar possíveis disfunções e doenças que podem prejudicar a produção dos hormônios essenciais para a saúde da mulher.

Densitometria óssea: Indicado para mulheres que já passaram pela menopausa, este exame serve para medir a densidade dos ossos e a possível perda de massa óssea, além de atuar na prevenção e no diagnóstico da osteoporose.

"Cuidados preventivos são as melhores medidas para manter a saúde da mulher em dia e devem ser realizados mesmo que elas estejam se sentindo saudáveis. Doenças descobertas no início, geralmente, têm maiores chances de cura e, por isso, é tão importante visitar o médico regularmente", finaliza a ginecologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES