Confira os 6 rios que podem desaparecer nos próximos 100 anos - 1. Rio Verde Grande

Um forte exemplo de como os nossos recursos naturais têm sido esgotados aos poucos pode ser visto em diversos rios ao redor do planeta. - 1. Rio Verde Grande

Slide 1 de 6
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1. Rio Verde Grande

A ação devastadora dos seres humanos cada vez mais apresenta consequências para o futuro do planeta e algumas delas parecem praticamente irreversíveis. Um forte exemplo de como os nossos recursos naturais têm sido esgotados aos poucos pode ser visto em diversos rios ao redor do planeta, que estão próximos de desaparecer.

Pensando nisso, listamos os seis dos principais rios que correm risco de extinção nos próximos 100 anos.

1. Rio Verde Grande

Localizado em território brasileiro, o rio Verde Grande corta o semiárido de Minas Gerais e da Bahia, mas está aos poucos desaparecendo por conta de um fenômeno ligado ao esvaziamento de um aquífero na região. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o curso da água deixou de ser perene há aproximadamente 10 anos e já não corre em sua extensão original durante períodos de seca.

Com 557 km de comprimento, o rio cruza 27 municípios mineiros e 8 baianos, nascendo em Bocaiuva e desaguando no rio São Francisco. De acordo com o levantamento do SGB, o rio perde cerca de 560 mil litros de água por hora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 6
SEÇÕES