Confira sete motivos que podem te fazer suar muito enquanto dorme

O suor noturno pode ser causado por diversos fatores, e você deve ficar atento a esses sinais e procurar ajuda médica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acordar de madrugada pingando suor é uma das situações mais desagradáveis que existem. Porém, vamos descartar situações óbvias como o próprio clima quente ou o excesso de cobertas para focar na questão da saúde: quais são os motivos que podem levar à sudorese noturna?

O suor noturno pode ser causado por diversos fatores, e você deve ficar atento a esses sinais e procurar ajuda o quanto antes se isso se tornar frequente. Confira 7 dos motivos que podem causar esse incômodo:

1. Menopausa

Esta provavelmente é a causa mais conhecida para a sudorese noturna. Quando as mulheres estão entrando nessa fase da vida, as ondas de calor são alguns dos primeiros sinais de que o período fértil está chegando ao fim e que os hormônios estão desregulados.

2. Remédios

Alguns medicamentos antidepressivos ou para distúrbios psiquiátricos podem ter a sudorese noturna como efeito colateral. Se esse for seu caso, você pode conversar com seu médico se existe a possibilidade de troca de medicação e se esse é um efeito apenas passageiro.

3. Câncer

Os linfomas são cânceres que atacam o sistema linfático, responsável por transportar glóbulos brancos para todas as partes do corpo. Um dos primeiros sintomas desse tipo de tumor é a sudorese noturna, ou seja, não dá para ignorar esse sinal, não é mesmo?

4. Infecções

Diversos tipos de infecções podem levar a intensos quadros de suor durante a noite: tuberculose, endocardite (nas válvulas do coração), osteomielite (nos ossos) e AIDS são algumas das mais comuns de gerarem esse incômodo sintoma.

5. Ansiedade

Quem sofre de distúrbios de ansiedade já deve ter acordado encharcado no meio da noite. Normalmente, a sudorese causada por esse motivo também é acompanhada de nervosismo, tensão e insônia.

6. Distúrbios do sono

A sudorese noturna pode ser um problema para quem sofre de outras complicações na hora de dormir, como insônia ou apneia. Normalmente, quem tem esse problema costuma apresentar sonolência durante o dia e pressão alta, além de acordar abruptamente no meio da madrugada.

7. Hipoglicemia

A falta de açúcar no sangue também pode ser um dos fatores que desencadeiam a sudorese. Pacientes com diabetes por vezes apresentam esse sintoma, já que o período noturno é quando eles ficam mais tempo sem se medicar com insulina.

Identificou algum desses sintomas? Então marque já uma consulta, pois quanto mais cedo a gente trata uma doença ou distúrbio, maior é a chance de cura! Pense nisso!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES