Conheça 6 alergias de pele bem comuns em humanos; saiba mais sobre elas

Essas reações inflamatórias acontecem por diversos motivos, principalmente quando sofremos uma reação a alguma substância alergênica.

alergia | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passar por uma crise alérgica é uma situação bastante incômoda e delicada, porém pode não ser algo tão fora do normal assim. Caso você passe a sentir repentinamente coceiras na pele e note que determinada região ficou avermelhada, áspera ou cheia de bolinhas, é bem provável que você tenha tido algum tipo de alergia na pele.

Essas reações inflamatórias acontecem por diversos motivos, principalmente quando sofremos uma reação a alguma substância alergênica. E como a pele é o maior órgão do nosso corpo, esses sintomas alérgicos podem aparecer em diferentes áreas. Por esse motivo, nós separamos uma lista com seis alergias de pele bem comuns e vamos falar um pouco sobre como tratá-las. Olha só!

1. Urticária

Uma das alergias de pele mais comuns entre humanos é a chamada urticária alérgica, que é caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas nas camadas superficiais da pele e costuma mudar de lugar a cada 24 horas. Pessoas com urticária sentirão bastante coceira e podem ver as lesões se espalharem pelo corpo inteiro.

(Foto: Shutterstock )

Porém, essa não é uma alergia contagiosa. Suas principais causas são alimentação, medicamentos, contato com substâncias de látex e picadas de insetos. O tratamento consiste no uso de anti-histamínicos.

2. Angioedema

A angioedema é uma alergia muito parecida com a urticária, mas costuma atingir as camadas mais profundas da pele. Dessa forma, é um tipo de alergia que causa cólicas abdominais, dores e inchaço nos lábios, nos olhos, nas mãos e nos pés. Pessoas que sofrem com casos mais graves podem ter problemas respiratórios e choque anafilático. 

(Foto: Wikimedia Commons)

Essa é uma alergia que costuma ter origem genética, por algum câncer, doenças infecciosas ou autoimunes. Nesses casos, é recomendado que a pessoa procure um pronto-socorro com urgência para ser atendida.

3. Alergia ao Sol

Por mais que o Sol seja um elemento presente em praticamente todos os nossos dias, não é nada anormal que uma pessoa desenvolve alergia a ele. Esse problema de pele é causado pela exposição excessiva aos raios solares e costuma se agravar bastante quando não utilizamos protetor solar regularmente e de maneira correta.

(Foto: Shutterstock)

Se a sua pele ficar com bolinhas vermelhas nas partes mais expostas após pegar sol, é bem provável que você tenha essa alergia. Então, busque um médico para receber seu diagnóstico.

4. Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma alergia causada pelo contato com substâncias específicas, assim como o nome já sugere. O maior problema costumam ser os produtos químicos. Os sintomas mais comuns envolvem: inchaço, bolhas, coceira, queimação, lesões vermelhas e ressecamento

(Foto: Shutterstock)

O mais comum é que essa alergia seja causada por cremes, perfumes, bijuterias, maquiagens e outros tipos de produtos similares. O mais recomendado nessa situação é substituir os produtos alergênicos por outros com fórmulas que causem menos irritação na pele.

5. Alergia nervosa

Pessoas que sofrem com muito estresse ou que passam por um quadro de depressão e ansiedade podem acabar desenvolvendo alergia nervosa. Por esse motivo, é sempre recomendado que os pacientes mantenham os melhores cuidados com o corpo e também com a mente.

(Foto: Shutterstock)

Esse é um tipo de alergia que aparece sem grande motivo e provoca coceira pelo corpo. Os principais sintomas são a vermelhidão e lesões ao longo da pele, causados principalmente pelo ato de coçar

6. Dermatite asteatósica 

Esse tipo de dermatite é especialmente comum em idosos que tomam banhos muito quentes por períodos prolongados ou que usam sabonetes muito agressivos para se lavar. Isso faz com que a barreira de proteção da pele diminua e ela fique bastante ressecada.

(Foto: Shutterstock)

Por consequência da desproteção, essa pessoa terá coceira e descamação. Recomenda-se que nesses casos as pessoas controlem a temperatura do banho e contem com o auxílio de hidratantes e sabonetes mais suaves.

Com informações Megacurioso



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES