Conheça a cascata artificial que encanta desde o Império Romano

Belo lugar acabou gerando ainda mais problemas para região italiana.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o calor que está fazendo neste verão, nada melhor do que um banho de cachoeira para se refrescar e lavar a alma. Se você estivesse passando pela região de Terni, na Itália, a cerca de 100 km ao norte de Roma, poderia curtir a Cascata delle Marmore – a Cascata do Mármore. Um lugar que encanta há milhares de anos!

Mas não vá pensando que isso é obra da natureza, não: a cascata localizada no rio Velino foi obra de engenheiros do Império Romano e data de cerca de 2,2 mil anos atrás. Os caras não estavam pensando na beleza da criação, mas sim em sua funcionalidade, já que a cascata deu fim a um imenso pântano na planície de Reiti.

Esse lugar ficava com águas paradas e foi dito como foco de doenças mortais no passado. Por isso, em 221 a.C., o cônsul romano Mânio Cúrio Dentato ordenou que o rio Velino fosse desviado. A alteração de curso fez criar o conjunto de três cachoeiras artificiais que totalizam 165 metros de altura, sendo um das mais altas cascatas artificiais de toda a Europa.

Cascata artificial tem 165 metros de altura

A construção fez bastante sucesso, mas infelizmente não pôs fim ao problema – na verdade, até piorou! Aconteceu que a planície de Reiti continuou se alagando, e em dias de maior vazão o alagamento atinge até o vale de Terni. Ainda assim, o lugar acabou se tornando rota de turismo e muito apreciado por amantes da natureza. No século 17, inclusive, estava dentro de uma rota feita por artistas ingleses que buscavam lugares de inspiração.

O problema de alagamento só foi resolvido no século 18, quando o Pio VI criou novas facilidades para drenar a água, impedir os alagamentos e atrair o turismo. Hoje em dia, são os turistas que mais movimentam a região; por isso, a usina hidrelétrica que foi instalada antes da Cascata de Mármore agora libera água com horários marcados, para encantar ainda mais os frequentadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES