Conheça a história de Mansa Musa, o homem mais rico do mundo

E ao contrário do que muitos pensam, ele não era empresário

Conheça a história de Mansa Musa, o homem mais rico do mundo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você deve estar acostumado que na lista dos homens mais ricos do mundo, aparecem sempre grandes empresários. Mas saiba que o homem mais rico que já existiu na história ele não era empresário.

O maliense Mansa Musa, durante o século 14, acumulou uma fortuna equivalente a US$ 400 bilhões. O dinheiro vinha principalmente das grandes minas de Mali, que chegaram a ser responsáveis por metade do ouro que circulava na África, na Europa e na Ásia.

Musa foi nomeado como décimo imperador e liderou o Império Mali durante o seu auge econômico. Musa ascendeu ao trono do Mali após ser nomeado vice pelo imperador anterior, que viajou em uma expedição com o objetivo de explorar o oceano Atlântico e nunca mais retornou.

Um dos casos mais marcantes do reinado de Mansa Musa, e que ilustra bem todo o poder e a riqueza do imperador, é o de sua peregrinação para Meca. Como todo muçulmano devoto, Musa deveria visitar a cidade sagrada do islamismo pelo menos uma vez durante sua vida. Quando resolveu fazer isso, ele levou uma procissão de 60 mil pessoas como companhia.

Ainda existe muita discussão sobre a morte de Mansa Musa. Tudo o que se sabe com certeza é que seu reinado terminou em 1332, embora os registros não deixem claro se ele morreu ou apenas renunciou. Nas décadas após a sua saída, guerras internas acabaram levando o Império Mali à decadência e deixando esses tempos de glória no passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES