Conheça a história do incêndio que já dura mais de 50 anos

A cidade possuía diversos aterros sanitários clandestinos e esta era uma questão difícil de resolver.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há um século, Centralia era uma promissora cidade da Pensilvânia que organizava sua economia e a vida dos moradores em torno das minas de carvão. Em 1870, o local contava com aproximadamente 2.700 moradores e a maioria deles era de trabalhadores das minas ou seus familiares. Entretanto, a cidade que sobreviveu até à Grande Depressão de 1929 não conseguiu superar a tragédia que ocorreu em 1962.  As informações são do Mega Curioso.

O problema começou pelo lixo. A cidade possuía diversos aterros sanitários clandestinos e esta era uma questão difícil de resolver. Em 1962, uma grande mina desativada passou a ser usada como lixão. Porém, o conselho da cidade decidiu limpar tal aterro por causa das festividades do Memorial Day, dia em que o país celebra os militares que morreram em combate. 

Essa informação parece irrelevante, mas tem tudo a ver com a tragédia, já que a forma que eles acharam para limpar o aterro foi colocando fogo no lixo. Obviamente, isso causou um incêndio na antiga mina de carvão que se espalhou e continua até hoje. 

A grande proporção que o incêndio tomou deve-se à própria história da cidade com a mineração. Como esta sempre foi a atividade principal do local, havia muitas minas desativadas no subsolo e quando a que servia como aterro foi incendiada, o fogo se espalhou pelo labirinto de antigas minas sob o solo de Centralia. 

As tentativas de apagar o incêndio foram fracassadas. O desafio é justamente a extensão do fogo que precisaria de muita água para ser apagado ou de escavações caríssimas. Então, a solução mais barata e fácil foi remover os moradores do local e abandonar a cidade. 

O fogo continua na cidade até hoje, o que faz com que o solo queime a uma temperatura de mais de 400 ºC e gases nocivos subam até a superfície. Assim, ela continua abandonada e deve continuar por muito tempo. Atualmente, a maior atração do local é a rodovia que cortava a cidade e foi transformada em um grande mural de grafite a céu aberto, como você pode ver no vídeo:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES