mais

Conheça a menor casa do mundo

Um fio de cabelo humano parece uma árvore gigante ao lado da menor casa do mundo

Você já viu quitinetes pequenas? De fato, a resposta pode ter sido sim, mas eu tenho certeza, que elas não se comparam ao tamanho dessa casa. Antes de escolher um lugar novo para morar, conheça a menor casa do mundo.

Para se ter uma ideia, um fio de cabelo humano parece uma árvore gigante, ao lado da menor casa do mundo. Contudo, mesmo que pequena, essa casa deu muito mais trabalho para ser feita, do que grandes casas que já vimos pelo mundo.

Conheça a menor casa do mundo - Imagem 1

Recentemente, Travis Casagrande ficou conhecido, por construir a menor casa do mundo. Atualmente, Travis é pesquisador associado do Centro Canadense de Microscopia Eletrônica da Universidade de McMaster. Para isso, o experimento funcionou como um réplica de uma "casa de gengibre". No entanto, ela era milhares de vezes menor que uma casinha de gengibre.

Para construir uma casa tão pequena, não foram necessários pedreiros ou engenheiros. Mas sim, cientistas em um laboratório. Assim, a réplica da casa de gengibre precisou ser feita em silício. De acordo com os pesquisadores, o material foi escolhido por possuir as propriedades necessárias para ser esculpido microscopicamente. Dessa forma, a casa teve tijolos e um belo acabamento. Além disso, a casa até possui uma bandeira do Canadá como tapete de boas-vindas.

Atualmente, a casa repousa em cima da cabeça de um boneco de neve. Contudo, tanto a casa, como o boneco, são minúsculos e invisíveis aos nossos olhos. De fato, para termos uma ideia do tamanho da casa, um fio de cabelo humano ao lado do boneco de neve, é uma árvore gigante. Mas ao compararmos com a casa, o fio de cabelo se torna um verdadeiro gigante. Além disso, o boneco de neve precisou ser feito, com um material usado na pesquisa de baterias de íon de lítio.

Conheça a menor casa do mundo - Imagem 2

Ao construir a casa, Travis deixou uma outra casa francesa, em segundo lugar das menores já feitas. Com isso, ela tinha cerca de metade do tamanho da atual menor do mundo. Em números, a casa, criada por Travis, é 20.000 vezes menor do que uma casa comum de gengibre. E ainda que a casa e o boneco de neve pareçam minúsculos próximas de um fio de cabelo, elas não excedem a espessura do fio, que possui cerca de 0,08 mm.

Em 2017, Casagrande chamou atenção da mídia, quando esculpiu uma bandeira canadense atrás de uma moeda de um centavo. Com isso, por mais que o patriotismo seja uma marca registrada do pesquisador, o projeto serve para demonstrar as capacidades do Centro Canadense de Microscopia Eletrônica da Universidade de McMaster.

Ao contrário de um microscópio tradicional, o comprimento de onda, dos usados no centro, é aproximadamente 100.00 vezes menor, permitindo uma aproximação muito maior. De acordo com Casagrande, o projeto pode despertar curiosidade científica no público. Além disso, também demonstra do que os pesquisadores são capazes."Acho que projetos como esse criam uma curiosidade científica", disse Casagrande. "Acho que para crianças e adultos, é importante ter curiosidade sobre a ciência. Analisar como isso foi feito, leva a mais interesse pela ciência e cria mais conhecimento sobre ciência, o que permite que todos tomem melhores decisões".

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail