Conheça a verdade por trás de 7 fotos que circularam de WhatsApp

Em grupos de família, principalmente, giram muitas imagens fakes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grupos de WhatsApp viraram a nova fonte de informação de muita gente – mesmo que a veracidade dessas notícias seja bem questionável. Em grupos de família, principalmente, giram muitas imagens e textos que não fazem o menor sentido. Na maioria das vezes, inclusive, bastaria ter um pingo de discernimento para notar que se trata de uma fake news.

Que tal, então, relembrarmos 7 fotos que muita gente compartilhou, mas que não faziam muito sentido? Confira:

1. Esfinge com neve

Uma foto da Grande Esfinge de Gizé foi compartilhada inúmeras vezes com a legenda: “A primeira nevasca no Egito em 112 anos”. Isso de fato aconteceu em 2013, mas a foto que era usada para ilustrar a informação foi feita no parque temático Tobu World Square, em Nikko, no Japão, que reproduz monumentos famosos em escala reduzida.

2. Nuvens sobre o Monte Fuji

A foto original mostrava o Monte Fuji, no Japão, com uma incrível formação de nuvem lenticular. Porém, quem resolveu montar a fake news deve ter achado a nuvem verdadeira não tão impressionante, já que replicou outras 4 para deixar a foto ainda mais impressionante, mas praticamente sem veracidade.

3. Tubarões no shopping

Essa é das antigas e já ganhou diversas versões: a mais comum, aqui no Brasil, é de que seria um shopping após um alagamento. Verdade? Claro que não! Com ajuda do Photoshop, os bichões foram inseridos no registro de uma enchente em uma estação de trem de Toronto, no Canadá, em 2012.

4. Coala do mal

A foto original mostrando o coala molhado foi feita em 2009 – e, convenhamos, já traz uma versão bem mais sinistra do que estamos acostumados a ver desse bichinho fofinho. Porém, alguém achou bacana inserir digitalmente a mandíbula de um cachorro, tornando a foto ainda mais assustadora e viralizável.

5. A Austrália, como sempre...

A fauna australiana tem bichos extremamente exóticos, por isso, muita gente acreditou quando a imagem dessa “aranhazinha” na parede de uma casa de lá surgiu na internet. Só que a foto original é bem menos assustadora: trata-se de uma aranha-de-grama, também chamada de aranha-lobo, que não costuma ter mais do que 5 cm de comprimento. Ah.. e ela foi feita na Flórida, nos EUA.

6. Lula gigante

Animais enormes assustam e isso não seria diferente com essa lula gigante que teria aparecido em uma praia na Nova Zelândia, em 2015. A foto original, feita em 2012 no Canadá, realmente mostra um grande animal marinho, mas trata-se de uma baleia-jubarte, que pode alcançar cerca de 15 metros de comprimento!

7. Emu com dentes

Os emus, a maior ave nativa da Austrália, podem ter até 2 metros de altura. E como são bichos do país mais estranho do mundo nesse sentido, muita gente nem sequer desconfiou que o bico dentado que viralizou era uma montagem. E o pior: colocaram dentes de tubarão no coitado do emuzinho!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES