Conheça as 5 drogas mais viciantes e seus efeitos no corpo e na mente - 1. Nicotina

Após entender as principais motivações para adicção de tais substâncias, vamos abordar as drogas mais viciantes e seus efeitos causados na saúde do corpo e da mente. - 1. Nicotina

Slide 1 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1. Nicotina

Presente na composição do cigarro, a nicotina causa graves prejuízos ao organismo e é considerada uma das drogas lícitas mais letais. Essa substância tem a capacidade de estimular a produção de dopamina, um dos mediadores químicos cerebrais responsáveis pela regulação do centro de prazer.

Uma das razões que sustentam a adicção ao cigarro é o desequilíbrio nas concentrações dos mediadores cerebrais que regulam as emoções. Sem a nicotina, a taxa de dopamina cai e o cérebro do fumante produz noradrenalina. Em alta, esse hormônio causa ansiedade e faz a pessoa consumir cada vez mais cigarros.

Principais efeitos

Em altas concentrações no corpo, a nicotina eleva os batimentos cardíacos, a pressão arterial e desregula a frequência respiratória. Esse elemento também afeta a atividade motora, dificulta a digestão e, somado aos outros componentes do cigarro, apresenta um alto potencial cancerígeno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES