Conheça as dietas mais mortíferas que o cigarro

Os hábitos alimentares contemporâneos matam 11 milhões de pessoas precocemente todos os anos, revela um novo estudo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa publicada no periódico científico Lancet concluiu que a forma como nos alimentamos causa uma em cada cinco mortes em todo o mundo – ou seja, em termos práticos, aquilo que se ingere hoje mata mais do que o cigarro.

O sal - seja no pão, molho de soja ou alimentos processados - foi considerado o principal vilão.

Os pesquisadores salientam que o estudo não é sobre obesidade, mas incide sim sobre as dietas de "baixa qualidade", que prejudicam o funcionamento do coração e causam todos os tipos de cancro.

Análise mundial

O Global Burden of Disease Study é o estudo mais extenso sobre as causas de mortes em todos os países do mundo.

A análise mais recente baseou-se nos hábitos alimentares de diferentes países para determinar com que frequência o que comemos contribui para a redução da esperança média de vida.

As dietas mais perigosas:

Muito sal – causa 3 milhões de mortes;

Pobre em grãos integrais – provoca 3 milhões de mortes;

Pobre em frutas – responsável por 3 milhões de mortes.

O consumo que quantidades reduzidas ou nulas de frutos secos, sementes, legumes, ômega-3 presentes em peixes gordos e de fibras foram os outros principais culpados.

"Descobrimos que a dieta é um elemento muito importante; o seu impacto no nosso organismo é realmente muito profundo", diz o professor Christopher Murray, diretor do Instituto de Medições de Saúde e Avaliação da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, à BBC.

Mas afinal, como é que os nossos hábitos alimentares estão nos matando?

Cerca de 10 milhões das 11 milhões de mortes relacionadas às dietas foram causadas por doenças cardiovasculares e isso explica por que o sal é um problema tão grande.

Sal em excesso faz subir a pressão arterial o que, por sua vez, aumenta o risco de ataques cardíacos e AVC. O sal também pode ter um impacto direto no coração e nos vasos sanguíneos, levando à insuficiência cardíaca quando o órgão não funciona de forma eficaz.

Grãos integrais, frutas e vegetais têm o efeito oposto - são "cardioprotetores" e diminuem o risco de problemas cardíacos. Tumores e diabetes de tipo 2 compuseram o restante das mortes relacionadas à dieta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES