Conheça benefícios e propriedades da alface para a dieta

A alface é uma verdura muito popular no cardápio dos brasileiros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A alface é uma verdura muito popular no cardápio dos brasileiros e pode ser encontrada de formas variadas: lisa (macia e de sabor suave), crespa (com folhas onduladas), roxa, americana (crocante), romana (tem um gosto mais forte e é boa para sopas) e mimosa (com textura e sabor delicados). Confira a seguir as propriedades nutricionais e os benefícios que este alimento pode proporcionar à sua saúde.

A alface é uma verdura rica em vitaminas A, C, E e K, em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e fornece minerais como o zinco, potássio, magnésio e ferro. Essas vitaminas são fundamentais para a visão, o combate aos radicais livres, a proteção contra doenças como o câncer e a cicatrização. Os minerais contribuem para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura; para o equilíbrio eletrolítico que garante o bom funcionamento muscular; para a formação das células do sangue e a prevenção da anemia.

Conhecida como a amiga da dieta, este vegetal contém poucas calorias e o elevado teor de fibras garante a sensação de saciedade, além da boa quantidade de água em sua composição. Geralmente, uma porção de 50g de alface tem menos de 10 calorias, menos de 2g de carboidratos e zero gordura.

Benefícios

Tem um poder calmante, alivia as tensões;

Indicada para quem sofre de insônia, pois age como sedativo natural;

Indicada aos que sofrem com prisão de ventre, pela sua considerável quantidade de fibras;

Cicatrizante e desintoxicante;

Ajuda a combater a anemia pela sua quantidade de ferro;

Acalma dores musculares por suas propriedades analgésicas;

Regula os níveis de açúcar no sangue;

Auxilia nos casos de retenção de líquidos e cálculos renais;

Combate problemas de flatulências. É recomendado escolher pés de alface com folhas brilhantes, firmes e sem manchas escuras. Antes de consumir, lave bem cada folha em água corrente, deixe em solução de hipoclorito de sódio ou água sanitária e depois enxágue bem. É muito importante lavar a alface muito bem, já que do contrário, oferece risco de infecção parasitária.

Além de ser consumida crua em saladas, a alface também é utilizada na estética. Máscaras e compressas de alface reduzem o inchaço da área dos olhos, além de servir como calmante e purificante da pele.Para acalmar a pele: Pique a alface, adicione algumas gotas de azeite de oliva e duas colheres (sopa) de iogurte. A máscara deve ser espalhada sobre uma gaze (não diretamente sobre o rosto) e colocada no rosto por um período de 30 minutos.Para irritação nos olhos: Amasse as folhas de alface até virar uma papa e use como compressa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES