Conheça Chianina, a maior raça de gado já registrada na Terra

Hoje, a raça está relacionada à produção de carne, mas sua história remonta à época da Roma Antiga e das recorrentes celebrações locais.

Chianina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Originária do Vale de Chiana, região entre as províncias de Siena e Arezzo (Itália), a raça bovina chianina é uma das maiores criações de gado doméstico existentes na Europa. Destacada pelo seu grande porte, pode alcançar até 1,80 metro de altura e até 1,3 mil quilos em indivíduos machos. Hoje, a raça está relacionada à produção de carne, mas sua história remonta à época da Roma Antiga e das recorrentes celebrações locais.

Há gerações, italianos das regiões de Toscana, Lazio e Umbria trabalham ao lado do gado chianina. Com pelo menos 2 milênios de existência, os gigantes animais foram amplamente utilizados para serviços de tração e transporte de cargas. Naquela época, eles conduziam luxuosas carruagens em dias de festa e eram elogiados por poetas e artistas, que realizavam odes em homenagem aos bois e fabricavam esculturas exaltando suas musculaturas definidas.

No Brasil, os primeiros espécimes foram trazidos na década de 1950. (Foto: Reprodução).

Acredita-se que a raça, considerada a principal força agrícola da Itália até o advento da mecanização, seja resultado do cruzamento entre Bos primigenius e Bos brachyceros, abrindo portas para que animais cada vez maiores surgissem. Entre suas características mais notáveis, que permanecem sendo herdadas pelas gerações seguintes, destacam-se a pelagem de cor branca-porcelana, as cabeças pequenas, relativamente leves e com chifres que são curvados para cima, assim como o tronco e o pescoço cobertos por fibras.

No Brasil, os primeiros espécimes foram trazidos na década de 1950, quando 8 animais foram transportados para o estado de São Paulo. Desde então, graças à boa adaptação da raça ao clima brasileiro, houve alta fertilidade e longevidade, bem como ganho de peso e crescimento superior ao se comparar com outras raças, sua criação se espalhou pelo sudeste e nordeste do país — com mais de 200 machos e 722 fêmeas importados até a década de 1980.

Hoje, a chianina tornou-se raça internacional e já está presente na Europa, nas Américas e na Ásia. Classificada como uma “máquina de carne” por criadores, ela é capaz de produzir mais de 2 quilos de peças por dia e é uma das principais fornecedoras de matéria-prima premium.

Recordes estabelecidos

Em 2010, o boi Bellino, da raça chianina, estampou uma das páginas do Guinness World Records ao exibir uma impressionante altura de 2,03 metros e 1,7 mil quilos, algo que lhe rendeu o título de maior novilho do mundo. E, apesar de seu dono, Massimo Donin, ter afirmado que o bovino iria perder o topo do pódio a qualquer momento, nenhum outro animal foi capaz de desbancá-lo ainda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES