Conheça cinco alimentos que previnem o envelhecimento precoce

Nutricionista da Superbom indica como a alimentação pode influenciar no rejuvenescimento da pele

Alimentos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgação

Que os alimentos possuem um papel extremamente importante no funcionamento do organismo, não é novidade. Mas o que pouco se sabe é que, além de fornecerem substâncias que auxiliam nas atividades celulares e contribuírem para o surgimento de doenças ou na prevenção delas, eles também atuam no processo de envelhecimento.

Cyntia Maurren, nutricionista da Superbom , empresa pioneira na produção de alimentos saudáveis, afirma que investir em cremes anti-idade não tem a eficácia desejada se não houver uma atenção quanto à alimentação. "Uma dieta variada e equilibrada traz ao corpo nutrientes, antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas. Esses componentes potencializam a hidratação da pele, a produção natural do colágeno- proteína responsável por dar sustentação à pele e aos ossos - e reforçam a sua elasticidade ", explica.

• Tomate

O tomate é rico em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes. "Ele ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares e, juntamente com a vitamina C, também presente no fruto, forma uma espécie de "barreira" contra rugas e manchas causadas pela radiação solar. Além disso, a vitamina C é fundamental para a produção do colágeno", destaca.

• Frutas vermelhas

Frutas como morango, framboesa e blueberry são ricas em antocianinas, componente que ajuda a preservar o colágeno, mantendo sua estrutura e prevenindo sua degradação. Além disso, as antocianinas aumentam o efeito antioxidante da vitamina C, o que contribui ainda mais para a saúde da cútis. "O consumo recomendado é de 1 porção de frutas vermelhas por dia, o que pode ser medido como aproximadamente 10 unidades. Seu consumo pode ser in natura ou na forma desidratada", sugere.

• Castanha do Pará

"A castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Ele previne e retarda o envelhecimento, também chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele", comenta.

• Soja

A soja contém isoflavonas, que atua semelhantemente ao hormônio feminino estrógeno na pele. "Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas". Também pode auxiliar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.

• Grão de bico

Essa leguminosa possui esses dois minerais que também agem na vitalidade cutânea, o cobre e o manganês. "Eles estimulam a produção de colágeno. Também são bons cicatrizantes, combatem os radicais livres e suavizam a pele, especialmente em casos de irritação", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES