Saiba 5 fatos sobre resistência bacteriana aos antibióticos

Medidas individuais e médicas são importantes para combater o problema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A resistência bacteriana aos antibióticos é um problema crescente, presente em todos os países e que vem sendo discutido mundialmente. Para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o tema como a 5º ameaça à saúde global. Com informações do Notícias ao Minuto.

Os antibióticos são substâncias capazes de matar bactérias – microrganismos que causam infecções. Algumas dessas infecções são graves e podem levar à morte. Antes dos antibióticos, algumas infecções, como a meningite bacteriana e a pneumonia bacteriana tinham altas taxas de mortalidade, que foram reduzidas consideravelmente.

A penicilina, considerada o primeiro antibiótico da história, foi descoberta por Alexander Fleming em 1928 e causou uma verdadeira revolução na medicina. Entretanto, por volta da década de 1950, a resistência à penicilina tornou-se um problema clínico substancial. Atualmente, o problema atingiu repercussão global pois os novos mecanismos de resistência emergentes ameaçam a eficiência do tratamento de infecções comuns, resultando em estado enfermo prolongado, incapacidade e morte. Sem antibióticos eficazes a prevenção e tratamento de procedimentos médicos como transplante de órgãos, quimioterapia, manejo do diabetes e cirurgias mais complexas (cesarianas ou correção de fratura de fêmur) se tornam de alto risco. 

No Brasil, de acordo com dados da Anvisa, cerca de 25% das infecções registradas são causadas por micro-organismos multirresistentes – aqueles que se tornam imunes à ação dos antibióticos. O surgimento de ‘superbactérias’ é um fenômeno associado a vários fatores, incluindo o uso indiscriminado deste tipo de medicamento. Por isso, preparamos um guia com cinco fatos importantes sobre resistência bacteriana.

Confira!

1 – O que é resistência bacteriana aos antibióticos?A resistência bacteriana é um fenômeno de evolução natural, que ocorre quando as bactérias passam por mutações e tornam-se resistentes aos medicamentos usados para tratar as infecções. Como resultado, os tratamentos padrão tornam-se ineficazes, as infecções persistem e podem se espalhar para outras pessoas. Em 2016 um relatório financiado pelo Ministério da Saúde da Inglaterra revelou que sem o devido controle da resistência, em 2050, as infecções bacterianas serão responsáveis por 10 milhões de mortes no mundo, anualmente, número maior que a estimativa de mortalidade por câncer para o mesmo ano, cerca de 8,2 milhões mortes ao ano.

2 – O que causa a resistência bacteriana? O uso de antibióticos, por mais apropriado e conservador que seja, contribui para o desenvolvimento da resistência, mas o uso desnecessário e excessivo torna-o pior. A administração correta de antibióticos eficazes somado a um programa abrangente de controle das infecções tem mostrado limitar a ocorrência e a transmissão de bactérias resistentes a antibióticos. No Brasil, algumas ações já foram tomadas para tentar enfrentar o problema: antibióticos só podem ser vendidos mediante receita médica especial, em duas vias, justamente para combater seu uso inadequado. Ao reter uma via da receita a proposta é evitar a automedicação e o uso desnecessário de medicamento. Contudo, essas medidas, se isoladas, não são suficientes para evitar o desenvolvimento de bactérias multirresistentes. Desde 2013, está em andamento no país o Projeto Antimicrobial Stewardship, da MSD, que ajuda as instituições a implantarem um sistema eficiente para lidar com infecções e uso consciente de antibióticos. Cada hospital tem um padrão específico de bactérias mais frequentes. Mapeando essa chamada microbiota, a instituição estabelece um protocolo de priorização de uso de antibióticos com ação específica para as bactérias locais, proporcionando uma escolha mais assertiva e direcionada do medicamento, minimizando o uso desnecessário ou excessivo, resultando em redução de internação (em número e dias de estadia) de custo, e de desenvolvimento de bactérias resistentes. 

3 - Como a resistência aos antibióticos se espalha? Bactérias, não seres humanos ou animais, tornam-se resistentes aos antibióticos. O uso indiscriminado dos antibióticos por instituições de saúde, pela população, em práticas agropecuárias e na agricultura é um fator que contribui para a disseminação da resistência aos antibióticos. Portanto, o uso adequado deve fazer parte da rotina dos produtores, da comunidade e dos profissionais de saúde e hospitais[9].Medidas podem ser tomadas em todos os níveis da sociedade para reduzir o impacto e limitar a propagação da resistência. 

A sociedade em geral pode ajudar:

• Prevenindo infecções, lavando as mãos regularmente, praticando uma boa higiene alimentar, evitando contato próximo às pessoas doentes e mantendo as vacinações atualizadas.

• Utilizando antibióticos apenas quando indicado e prescrito por um profissional de saúde.

• Seguindo a prescrição à risca.

• Evitando reutilizar antibióticos de tratamentos prévios que estejam disponíveis em domicílio, sem adequada avaliação de profissional de saúde.

• Não compartilhando antibióticos com outras pessoas.Profissionais de saúde podem ajudar: 

• Prevenindo infecções ao garantir que as mãos, os instrumentos e o ambiente estejam limpos.

• Mantendo a vacinação dos pacientes em dia.

• Quando uma infecção bacteriana é suspeita, sempre que possível, realizar culturas e testes bacterianos para confirmá-la.

• Prescrevendo e dispensando antibióticos apenas quando eles realmente forem necessários.

• Prescrevendo e dispensando o antibiótico adequados, assim como sua posologia e período de utilização. 

Os gestores em saúde podem ajudar:

• Implantando um robusto plano de ação nacional para combater a resistência aos antibióticos.

• Aprimorando a vigilância às infecções resistentes aos antibióticos.• Reforçando as medidas de controle e prevenção de infecções.

• Regulamentando e promovendo o uso adequado de medicamentos de qualidade.

• Tornando acessíveis as informações sobre o impacto da resistência aos antibióticos.

• Incentivando o desenvolvimento de novas opções de tratamento, vacinas e diagnóstico. 

O setor agrícola pode ajudar: 

• Garantindo que os antibióticos dados aos animais – incluindo os produtores de alimentos e os de companhia – sejam utilizados apenas no tratamento, e não na prevenção, de doenças infecciosas e sob supervisão de um médico veterinário.

• Vacinando os animais para reduzir a necessidade do uso de antibióticos e desenvolvendo alternativas ao uso de antibióticos em plantações.

• Promovendo e aplicando boas práticas em todos os passos de produção e processamento de alimentos de origem animal e vegetal.

• Adotando sistemas sustentáveis com uma melhor higiene, biossegurança e manejo dos animais livre de estresse.

• Implementando normas internacionais para o uso responsável de antibióticos estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal, FAO e OMS. 

A indústria da saúde pode ajudar: 

• Investindo em novos antibióticos, vacinas e diagnósticos.

4 - A qualidade dos medicamentos influencia no mecanismo de resistência?Sim. Medicamentos de baixa qualidade, podem causar uma concentração inadequada de antibiótico no sangue favorecendo o desenvolvimento de resistência pelas bactérias. Além disso em países onde o acesso da população aos antibióticos é ineficaz, faz com que os tratamentos sejam incompletos ou até mesmo a busca por alternativas não padronizadas, que também contribui para o surgimento das superbactérias. 

5 - Há novos antibióticos sendo desenvolvidos para contribuir na luta contra a resistência bacteriana?

Algumas companhias farmacêuticas estão enfrentando o desafio de desenvolver novos medicamentos eficazes no tratamento das bactérias multiresistentes. Um exemplo dessa movimentação é o investimento da MSD no desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas para combater doenças infecciosas. Desde o ano passado, a empresa disponibiliza um antibiótico que une de forma inédita os princípios ativos ceftolozana e tazobactam . O produto é indicado para tratar infecções intra-abdominais e das vias urinárias complicadas. Tem ação ampla e eficácia amplas contra os dois principais grupos de bactérias causadoras de infecções em humanos e animais (as gram positivas e gram negativas). No entanto, o seu diferencial está na tecnologia desenvolvida para driblar os mecanismos de resistência da bactéria mais comum e mais complexa de tratar no ambiente hospitalar, a Pseudomonas aeruginosa. Pela sua capacidade elevada de mutação, e defesa, a P. aeruginosa foi incluida como prioridade crítica (clasifficação mais elevada considerando falta de tratamento disponível e capacidade de infecção) na lista de patógenos críticos da OMS, que hoje apresenta números elevados de resistência a carbapenêmicos (classe de antibiótico padrão no tratamento de infecções graves). Cefotolozana/tazobactam apresentou dados robustos de eficácia no tratamento das infecções causadas, também, pela Pseudomonas aeruginosa resistente aos carbapenêmicos. , causadas por Pseudômonas resistentes a carbapenêmicos como as Pseudomonas aeruginosa. Essas bactérias estão na lista de prioridade divulgada pela OMS. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES