Conheça cinco países que declaram guerra aos EUA

Panamá, Croácia... Quais você sabe?

EUA | fatos desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Estados Unidos não declaram guerra contra outro país desde a Segunda Guerra Mundial, quando o congresso americano aprovou uma ofensiva contra o Japão em 1941. No entanto, todos sabemos que forças americanas atuaram em dezenas de conflitos ao longo deste tempo sem guerras oficiais. O presidente Donald Trump, por exemplo, durante sua campanha nas eleições, prometeu sem medo nenhum intensificar os ataques contra o grupo autointitulado Estado Islâmico.

Hoje, as ideias de Trump, quanto à participação dos EUA em conflitos no exterior, são ambíguas, pois nunca sabemos o que esperar do republicano. Trump, por exemplo, defende que os EUA integrem uma coalizão internacional que promova operações "agressivas" contra o Estado Islâmico. E, sempre que pode, promete modernizar as forças americanas.

Agora, e se começarmos a pensar diferente? E se começarmos a pensar nas nações desprezam os EUA? Você sabe quais são? A lista é grande. Mas, e se melhorarmos e cenário: quais nações já tiveram coragem de declarar guerra contra os EUA? Conheça cinco país que não tiveram medo de desafiar a maior potência econômica do mundo.

1 - Panamá, 1989

Os detalhes da declaração "formal" de guerra do Panamá contra os Estados Unidos são incertos. Durante seu mandato, o presidente George Bush deu a entender que o ditador, Manuel Antonio Noriega, havia declarado guerra contra os Estados Unidos. A declaração nunca foi oficial. Mesmo assim, Bush usou a suposta ameaça para justificar uma invasão de seu país no Panamá.

2 - Estados de Barbary, 1801

Os quatro países muçulmanos que compunham a Costa Barbary (atual Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia) entraram em guerra contra os Estados Unidos logo após a eleição de Thomas Jefferson. Os chefes de Trípoli (parte da Líbia) exigiram 250 mil dólares do presidente para que navios norte americanos passassem por sua travessia sem serem perturbados. O governo, claro, recusou. Trípoli, então, declarou guerra contra os Estados Unidos.

3 - Dinastia Qing da China, 1856

No século 19, tanto a Inglaterra quanto a França estavam envolvidas na Segunda Guerra do Ópio, mais notavelmente na Batalha de Taku Forts, em Taku, na China. A dinastia Qing declarou guerra à Inglaterra e à França. Após enviar ajuda militar aos britânicos e acabar se envolvendo no conflito, os Estados Unidos também se tornaram alvo.

4 - Itália, 1941

Ao mesmo tempo em que a Alemanha declarou guerra aos Estados Unidos, estimulada pela declaração de guerra contra o Japão após o ataque a Pearl Harbor, a Itália aproveitou o momento e também declarou guerra aos Estados Unidos. Quatro dias após o ataque a Pearl Harbor, Benito Mussolini - ditador da Itália - fez a declaração de guerra da varanda romana da Piazza Venezia, dizendo: "Este é mais um dia solene para a Itália. É um evento memorável ??destinado a dar um novo rumo à história dos continentes. Os poderes do pacto de aço, a Itália fascista e a Alemanha nacionalista socialista, sempre ligados, participam hoje do lado do heroico Japão contra os Estados Unidos da América ... Italianos! Mais uma vez, surgir e ser digno desta história Nós vamos vencer".

5 - Croácia, 1941

A Croácia seguiu o exemplo da Alemanha e também declarou guerra contra os Estados Unidos. Fortemente influenciado pelo nazismo alemão, o objetivo do movimento croata de Ustaše de perseguir os sérvios e convertê-los ao catolicismo gerou um genocídio em massa. Cerca de 500.000 pessoas foram mortas. Pelo menos 100 mil foram mortos em campos de concentração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES