Conheça dez superpoderes do tomate

Além de ser um fruto repleto de nutrientes, o tomate também tem diversos benefícios como manter uma pele jovem e saudável

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tomate é uma das frutas mais versáteis que pode incluir na sua alimentação. Pode consumi-lo em saladas ou como tempero no arroz ou na massa, ou simplesmente comê-lo cru como um snack. Independente da forma, o alimento é supernutritivo e possui diversas propriedades pouco conhecidas.

Reconhecido por ser um alimento rico em licopeno, que contém um forte ação antioxidante, e vitaminas do complexo A e B, o tomate também possui minerais extremamente importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose.

1. Proteção Solar

O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pela luz do sol. Uma vez no organismo, o licopeno torna a pele menos sensível aos danos dos raios ultravioletas, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.

2. Pele sempre saudável

O consumo frequente do alimento ajuda a manter uma ótima textura e saúde da pele, já que ajuda a minimizar os poros dilatados, a curar o acne e erupções cutâneas ou até a tratar pequenas queimaduras.

3. Melhora a visão

Com uma alta quantidade de vitaminas A e C, o fruto melhora bastante a visão e ainda pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.

4. Saúde dos ossos

Devido à presença de vitamina K e cálcio, o tomate ajuda a fortalecer e reparar os ossos. O licopeno presente na composição do alimento ajuda a melhorar a massa óssea, combatendo a osteoporose.

5. Reduz problemas capilares

A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH do cabelo, além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.

6. Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue

É fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.

7. Previne o câncer

Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do cancro sugere que comer mais tomate reduz o risco da doença em órgãos como próstata, pulmão e estômago, entre outros.

8. Melhora o sono

De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, aqueles que consomem mais licopeno dormem melhor, comparativamente a quem não consome tomate.

9. Reduz a pressão arterial

O licopeno, a Vitamina C e outros antioxidantes presentes no fruto são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando a baixar a pressão arterial.

10. Reduz a dor crônica

Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, o tomate pode ajudar a diminuir a incidência de dores crônicas. O consumo do fruto ajuda ainda a reduzir a inflamação.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES