Conheça doenças relacionadas ao aumento de gases

Algumas doenças relacionadas à alteração da absorção de compostos

Conheça doenças relacionadas ao aumento de gases | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Soltar pum é algo normal, mas a presença de muitos gases pode ser considerada um problema de saúde. Os gases são compostos por nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, hidrogênio e metano. Nenhum destes tem odor, sendo os gases sulfurosos responsáveis pelo cheiro desagradável.

De acordo com especialista, os gases podem ser deglutidos (especialmente em pacientes com transtornos de ansiedade), o que é chamado de aerofagia, ou produzidos no intestino. A produção intestinal de gases depende de vários fatores como dieta, microbiota, absorção de alimentos e motilidade intestinal.

Algumas doenças relacionadas à alteração da absorção de certos compostos podem causar distensão e flatulência, cabendo destacar intolerância à lactose e síndromes de má-absorção.

A Gastroenterite aguda; Hipomotilidade intestinal relacionada à neuropatia diabética, hipotireoidismo, medicamentos e a própria constipação; Síndrome do intestino irritável, pela alteração da motilidade intestinal e da sensibilidade à distensão pelos gases; Supercrescimento bacteriano em intestino delgado, são algumas doenças relacionadas ao grande aumento de gases.

No tratamento destaca-se a adequação de dieta, como diminuir a oferta de alimentos que levam a produção de gases, com destaque para a redução da lactose na dieta dos intolerantes a este açúcar, retirada completa do glúten naqueles com doença celíaca e dieta FODMAP nos indivíduos com síndrome do intestino irritável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES