SEÇÕES

Conheça o caso da aeronave que sumiu e reapareceu meio século depois

O “Lost da vida real” estava perto de aterrizar em seu destino final quando desapareceu misteriosamente

Imagem meramente ilustrativa de avião | API
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante meio século, o voo CS59, da British South American Airways, impressionou autoridades após sumir de uma forma misteriosa. Sem nenhum sinal ou pedido de socorro, o último contato do piloto com a torre de controle do aeroporto foi feita quatro minutos antes da previsão de chegada à capital chilena. No entanto, depois disso, a aeronave desapareceu completamente.

Imagem meramente ilustrativa -API

O desaparecimento do voo CS59

No dia 2 de agosto de 1947, às 17h41, o vôo CS59, da companhia aérea British South American Airways, contatou a torre de controle do aeroporto de Los Cerrillos, na cidade de Santiago, no Chile. Na ocasião, o piloto avisou que estaria próximo de aterrissar a aeronave em solo chileno. No entanto, este avião nunca mais foi visto.

Após algumas horas desaparecido, uma equipe de busca foi montada a fim de encontrar alguma pista que pudesse esclarecer o sumiço repentino da aeronave. Conforme os dias foram passando, o caso se tornava mais enigmático, intrigando autoridades.

Posteriormente, dois acidentes aéreos envolvendo a mesma companhia foram relatados, o que levantou a suspeita de sabotagem. O vôo CS59 continha a presença de um diplomata britânico entre os passageiros, o que também levantou a hipótese de um possível atentado terrorista.

A última mensagem enviada pelo rádio também convenceu muitas pessoas que o desaparecimento seria resultado de ações de seres extraterrestres. A última transmissão dizia em código morse: "ETA (tempo de chegada estimado) Santiago 17h45 STENDEC". Esta última palavra nunca foi explicada de forma satisfatória, o que levou muitas pessoas a acreditarem que seria uma mensagem subliminar relacionada a seres de outros planetas.

A intrigante descoberta

Ao longo dos anos, a falta de respostas sobre este desaparecimento assolou as famílias das vítimas. Até que em janeiro de 2000 os restos mortais e fragmentos de um avião foram encontrados próximos ao vulcão Tupungato, na Argentina. Após as autoridades investigarem o local, declararam que os destroços pertenciam ao vôo CS59, o que deu início a uma longa investigação.

Em um primeiro momento, a descoberta intrigou ainda mais os investigadores. Afinal, como um avião que estava prestes a pousar aparece anos depois a mais de 80 quilômetros do destino final? Além disso, a área já teria sido vasculhada anteriormente.

Logo a perícia descartou a ideia de bombas, pois os motores funcionavam normalmente. Além disso, a distribuição dos destroços indicava que a aeronave teve um impacto direto com a montanha, o que possivelmente gerou uma avalanche, impossibilitando que as primeiras equipes de resgate o encontrassem.

Acredita-se, ainda, que a neve tenha coberto os destroços do voo CS59, mas por conta da movimentação natural do gelo, anos mais tarde, foi possível localizar o avião. Na época, as autoridades afirmaram que a causa do acidente estaria vinculada a um fenômeno atmosférico natural e invisível: o jetstream.

Embora pouco frequente, o fenômeno produz uma forte corrente de vento gerada a partir de grandes altitudes. Como em 1947 poucas aeronaves podiam sobrevoar tão alto, acredita-se que o jetstream tenha alterado a velocidade do avião e afetado os cálculos aéreos.

Para os investigadores, o piloto teria subido mais de 24 mil pés, a fim de evitar uma tempestade que afetava a Cordilheira dos Andes. No entanto, neste momento, teria sido atingido pelo jetstream, que causou intensos danos na aeronave. Ao descer, o avião teria colidido com a montana.

Atualmente, embora o mistério esteja parcialmente resolvido, as autoridades e pesquisadores não foram capazes de traduzir o que a palavra Stendec significa. Com um verdadeiro enredo cinematográfico, este caso ainda hoje intriga estudiosos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos