Conheça o chihuahua TobyKeith, o cão vivo mais velho do mundo

Nascido em 9 de janeiro de 2001, o chihuahua vive no estado norte-americano da Flórida e tem somente uma condição cardíaca — que não lhe traz muitos problemas

cachorro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Adotado por sua tutora Gisela Shore quando ainda era um filhote de poucos meses, hoje, o chihuahua TobyKeith está muito, mas muito idoso. Surpreendentemente, ele completou 21 anos e 66 dias de idade em 16 de março de 2022, tornando-se o cachorro vivo mais velho do mundo, segundo o World Guiness Records.

O cão de terceira idade vive com sua família em Greenacres, no estado norte-americano da Flórida, e tem uma condição cardíaca que não lhe traz muitos problemas. Nascido no dia 9 de janeiro de 2001, o cachorro foi acolhido quando filhote pelo abrigo de animais Peggy Adams Animal Rescue, no qual Shore era voluntária e cuidava de 150 cães.

TobyKeith (Foto: reprodução)

“Um dos funcionários me contou sobre um casal de idosos tentando entregar um filhote porque não podiam mais cuidar dele”, lembra a dona, ao Guinness. "Eu me encontrei com o casal e fui apresentada a um pequeno chihuahua bronzeado. Eles o chamavam de Manteiga de Amendoim. Mais tarde, mudei seu nome para TobyKeith."

Leia Mais

Dali em diante se passaram mais de duas décadas de companheirismo entre o cão e a tutora. Shore percebeu, então, que o cachorro de 20 anos de idade poderia ser o mais velho do mundo — até porque amigos e familiares o consideravam o mais velho que eles conheciam.

Quando o recorde mundial foi confirmado pelo World Guinness Records, todos ficaram emocionados. "Isso definitivamente trouxe um grande sorriso no meu rosto!", afirma a mulher. TobyKeith ganhou uma “mudança de visual” por ter se tornado um recordista: ele tomou banho, teve as unhas aparadas e foi passear de carro vestindo uma roupa com pompons coloridos.

Shore acredita que seu cãozinho continua saudável devido a exercícios regulares e a uma dieta saudável, composta de vegetais, arroz e frango. Ela também dispensa dar ao mascote qualquer tipo de guloseima açucarada e também considera que a chave para um cão alcançar a longevidade é, além da alimentação, a genética e, claro, um lar amoroso.

Essa "fórmula" para a velhice parece ter dado certo: TobyKeith excedeu em muito a expectativa de vida normal de um chihuahua, que pode variar de 12 a 18 anos, segundo o Guinness. "As pessoas não podem acreditar o quão bom ele parece para sua idade”, conta a dona do mascote.

Tobykeith é considerado pela tutora seu “pequeno guarda-costas”, que a acompanha para vários lugares e deita em cima dela quando eles assistem à televisão juntos. Além do chihuahua, Shore tem dois outros cachorros (Luna, uma buldogue americana de 7 anos, e Lala, uma cadela-de-crista-chinêsa de 3 anos) e duas aves (Coco, uma cacatua-branca de 28 anos, e Coqui, um papagaio-cinzento de 32 anos).

O velho chihuahua adora brincar com os outros cães, mas curiosamente compartilha um vínculo especial com Coco, com quem muitas vezes anda a tiracolo. O cachorro acorda cedo, às 6h30, para seu passeio matinal, e sua comida favorita é uma fatia de peru. No resto do dia, ele realiza caminhadas mais curtas ou fica ao lado da dona durante seu home office.

Enquanto TobyKeith tem o recorde de cão mais velho ainda vivo, outro pet é conhecido como o cachorro mais velho da história.  A já falecida boiadeira-australiana Bluey, cujos tutores eram Les e Esma Hall, de Victoria, na Austrália, foi a cadela que mais viveu, segundo o World Guiness Records. Adquirida em 1910 quando era filhote, Bluey viveu entre gados e ovelhas por quase 30 anos, sendo sacrificada em 14 de novembro de 1939, com 29 anos e 5 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES