Conheça o estranho lagarto que dispara sangue pelos olhos; vídeo

Parece surreal, mas há toda uma explicação e um mecanismo utilizado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há em todo o planeta animais muito excêntricos e diferentes do que estamos habituados. Eles são dos mais variados tamanhos, jeitos e cores. Além disso, possuem também diversos mecanismos de defesa, que utilizam para sobreviver na vida selvagem. Esta espécie de lagarto, por exemplo, esguicha sangue pelos olhos.

Parece surreal, mas há toda uma explicação e um mecanismo utilizado pelo lagarto para fazer isso.

O phrynosoma também conhecido como lagarto de chifres tem variadas formas de defesa, já que estão sempre expostos a seus predadores e precisam se virar para não serem pegos.

Veja o vídeo:

Há cerca de 17 espécies do lagarto de chifres, todas têm como habitat natural lugares secos. Guatemala, México, Deserto do Arizona e o da Califórnia, são alguns dos locais em que são encontrados. Por serem relativamente pequenos, quase todos os outros animais maiores presentes, são seus predadores.

Defesa

Para se livrar de tantas ameaças, os lagartos desenvolveram três mecanismos de defesa. O primeiro deles é a camuflagem. O corpo em relevo e cheio de espinhos do réptil, dá um toque ainda maior de neutralidade no meio em que está escondido. Eles assumem a mesma cor do local aonde estão e permanecem imóveis. Dessa forma, eles passam despercebidos por vários de seus predadores.

Mas ainda assim, há casos em que os predadores os veem e o lagarto precisa agir. É nessa hora que o animal começa a inchar. Ele fica bem mais largo que sua estrutura normal e então vira de costas! Dessa forma, ele pode se livrar do predador apenas o assustando. Mas caso uma cobra, por exemplo, tente o engolir não será conseguirá e provavelmente irá desistir.

A outra, e talvez a mais eficaz, ferramenta de defesa do lagarto de chifres é o esguicho de sangue. O animal tem a capacidade de controlar a pressão sanguínea do corpo, que faz com que os esguichos de sangue saiam pelos olhos. Dependendo da pressão, o lagarto consegue atingir um alvo de até 2 metros de distância.

A pior parte para os predadores ainda está por vir. O gosto do sangue tem uma substância química que age principalmente no paladar dos cães e gatos. Os predadores demoram cerca de 15 minutos para se recuperar da defesa do animal, eles tentam de tudo para tirar o gosto da boca. E obviamente, soltam o lagarto imediatamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES