Conheça o maior tiranossauro rex de todos os tempos

A descoberta foi revelada há algumas semanas

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi descoberto em um sítio arqueológico em Saskatchewan, no Canadá, o mais pesado espécime de Tiranossauro Rex já encontrado até hoje. O animal pesava cerca de 8.845 kg enquanto ainda estava vivo. Isso é muito mais do que qualquer elefante vivo na Terra atualmente. A descoberta foi revelada há algumas semanas na revista científica The Anatomical Record.

Paleontólogos encontraram aproximadamente 65% por cento de todo o esqueleto do dinossauro. Incluindo seu crânio e os quadris, juntamente de suas costelas, ossos da perna e ossos da cauda. Ele recebeu o apelido de Scotty. Os cientistas acreditam que o exemplar se tratava de um dinossauro adulto, com idade aproximada de 28 anos.

As paisagens canadenses conhecidas por Scotty consistiam em um paraíso costeiro subtropical. No entanto, as coisas parecem não terem sido muito fáceis para ele. Uma costela quebrada e que foi curada e o crescimento maciço de um osso entre dois dentes revelaram um infecção. Além de outros ossos quebrados, possivelmente em consequência de uma batalha com outro tiranossauro.

"Não foi uma vida fácil, mesmo para o rei dos dinossauros predadores, a julgar por todas essas lesões", disse Nizar Ibrahim, paleontólogo da Universidade de Detroit Mercy. Nizar não esteve envolvido no estudo.

Tal descoberta sugere que grandes dinossauros predadores possam ter ficado maiores e mais velhos do que imaginavam os cientistas. "À medida que mais espécimes desses outros terópodes forem encontrados, encontraremos outros Scottys: indivíduos particularmente grandes e particularmente velhos", disse o líder do estudo Scott Persons.

Scott que é pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Alberta completou: "Não me surpreenderia que esses animais acabem aumentando o tamanho do corpo - potencialmente para sobrepor ou mesmo superar o que sabemos sobre o T. rex".

A ossada de Scotty foi descoberta por paleontologistas por volta de 1991. Levaram aproximadamente duas décadas para que os cientistas conseguissem remover seus ossos presos das rochas. O que tornava seu estudo algo muito complexo. Mas uma vez desprendidos, a equipe pôde reconstruí-lo e assim descobrir sua idade e mensurar seu provável tamanho.

Quando comparado com outra ossada de T. rex encontrada, o Sue, que se encontra no Field Museum, o peso de Scotty é aproximadamente 900 kg mais pesado. Para descobrir o peso aproximado do dinossauro, os cientistas utilizaram seu fêmur, que possuía cerca de 8 centímetros de largura. Segundo eles, as duas pernas podiam suportar algumas boas toneladas.

Porém, a equipe de Persons informa que esse método não é infalível. Os ossos dos animais também são projetados para suportar a força do movimento. Há algumas evidências de que os tiranossauros possam ter sido os mais rápidos e ágeis do que outros grupos de dinossauros predadores. Pode ser que seus ossos tenham sido projetados para suportar o estresse da corrida, o que poderia levar os pesquisadores a não chegarem ao peso real de Scotty.

Sem mencionar que a massa corporal é apenas uma das maneiras de se analisar a grandeza e nem todos os dinossauros compartilhavam das mesmas dimensões. Os T. rex pareciam ser mais robustos, enquanto outras espécies tinham corpos mais longos e delgados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES