Conheça o mistério da mulher que nunca sorria

A mulher que nunca ria atraiu um público vasto ao teatro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Do início dos anos 1880 até 1930, o vaudeville foi um gênero de entretenimento de variedades bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá. Os shows consistiam em uma série de atos curtos, ou turnos, com apresentações variadas – de truques de mágica a performances animais. Uma espécie de antecessor dos atuais programas de auditório, só que em um teatro.

Em Nova York, o Victoria Theatre ficou conhecido como uma das grandes casas de vaudeville. Localizado nas proximidades do que viria a ser a Times Square, o Victoria ficava na esquina da Sétima Avenida com a Rua 42. O local foi aberto em 1899, por Oscar Hammerstein I, um magnata do teatro e entusiasta da ópera, que havia ganho muito dinheiro na indústria dos cigarros.

Mais tarde, no terraço do Victoria Theater Oscar construiu o Paradise Roof Garden. Se antes a cobertura do Victoria funcionava como um café, na sequência ganhou contornos de teatro, com um teto retrátil. O conjunto de espaços acabou ficando conhecido com o sobrenome da família, Hammerstein.

Foi com o filho de Oscar, Willie Hammerstein, que a casa ficou conhecida pelo gênero de vaudeville. O espaço foi administrado por Willie de 1904 até sua precoce morte, em 1914. Durante esse período, o teatro ganhou noteriedade por seus shows bizarros e por ser lar de personalidades peculiares.

Entre os atos mais conhecidos, e talvez mais controversos, estava o da Sober Sue (ou “Sue Sóbria”, em bom português). Sue era uma mulher conhecida por nunca rir; por isso, os produtores do teatro ofereciam prêmios de 1 mil dólares para quem conseguisse a proeza de mudar isso. 

A princípio, a própria plateia fazia caretas e contava piadas na tentativa de fazê-la ceder – o que nunca aconteceu. Depois, comediantes profissionais passaram a se apresentar gratuitamente no teatro, buscando vencer o desafio.

O mistério da mulher que nunca ria atraiu um público vasto ao teatro e inspirou uma série de teorias. Alguns diziam que Sue era parcial ou totalmente cega e/ou surda, por isso não respondia às caretas e piadas. 

Pouco se sabe sobre Sober Sue, não há sequer fotos da mulher responsável por um show tão popular. Ainda assim, acredita-se que seu nome real era Susan Kelly e que ela sofria de Síndrome de Moebius – uma condição rara, caracterizada pela paralisia dos nervos cranianos. O fato é que, a um custo de 20 dólares por semana, a mulher que não ria foi a galinha dos ovos de ouro dos Hammerstein. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES