Conheça o parasita que pode controlar a mente humana

Entenda como essa criatura pode controlar seu hospedeiro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Toxoplasma gondii talvez seja o parasita mais curioso do nosso planeta. Se vocês acham que essa coisa de um parasita conseguir controlar a mente humana é só coisa de filme de zumbi, fique sabendo que você está enganando.

Este minúsculo protozoário não parece muito mais do que uma mancha, mas uma vez que ele chega ao cérebro, ele pode alterar radicalmente o comportamento dos hospedeiros, como ratos, gatos e, sim, até mesmo seres humanos.

Mas como esse parasita consegue chegar até o nosso cérebro e como ele pode "controlar" a mente humana? A gente explica como essa criatura curiosa e ao mesmo tempo assustadora pode manipular seu hospedeiro.

O parasita que pode controlar a mente humana

O Toxoplasma gondii é um organismo unicelular e talvez o mais famoso dos parasitas manipuladores de hospedeiros. Ele costuma se hospedar em gatos, que é onde ele se reproduz. Porém, para chegar até dentro das tripas dos felinos, ele contamina principalmente ratos com o objetivo de ser ingerido por gatos e assim pode começar a sua reprodução.

Depois de entrar no corpo do hospedeiro, esse parasita pode permanecer por décadas sem causar sintoma algum. Mas quando chega o momento de atacar, esse parasita altera a química cerebral dos seus hospedeiros. Os ratos infectados, por exemplo, perdem o medo do odor dos gatos e passam até a serem atraídos pelo cheiro deles. Isso faz com que os ratos fiquem o mais expostos e assim tendo mais chances de serem capturados pelos felinos.

Mas o mais assustador disso tudo é que não apenas os ratos podem ser hospedeiros desse parasita. Pesquisadores estimam que cerca de 30% da população mundial estão carregando o parasita no corpo e não sabem. Alguns estudos já indicaram que casos de esquizofrenia aumentaram muito na virada do século XX, quando a posse de gatos domésticos se tornou comum.

No ano de 2006, Kevin Lafferty (do Centro de Pesquisa Geológica de Santa Bárbara, nos Estados Unidos) encontrou evidências de mudanças de personalidade em indivíduos contaminados, mas o estudo não foi conclusivo.

Pesquisadores estimam que mais de 60 milhões de pessoas nos Estados Unidos atualmente carregam o T. gondii e a maioria não faz ideia disso, porque o parasita geralmente não causa sintomas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES