Conheça o primeiro homem a “vender a alma pro diabo”

Saiba sobre a vida do homem que inspirou o mito.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não se sabe ao certo a origem da expressão. ”Vender a alma ao diabo”, provavelmente, tenha surgido há algumas centenas de anos com o mito de fausto: a história do homem que querendo ter mais conhecimento do que realmente possui, evoca espíritos e Mefistóteles (o demônio “inimigo da luz”) para poder viver sem envelhecer.

No história, Fausto passa a ser servo do Diabo pelo tempo que dura o contrato, ou seja, 24 anos, contou com a ajuda malígna em tudo o que o cara pedisse, sabendo que ao final teria a sua alma aprisionada. Fausto, no entanto, acaba se apaixonando e tentando desfazer o acordo, mas, é claro, acaba não conseguindo.

O fausto é real?

Johann Georg Faust é provavelmente a fonte que inspirou o mito  sobre o homem que vendeu a alma ao diabo. Nascido por volta de 1480, ele era astrólogo, alquimista e mago, tendo sido contemporâneo a dois fatos marcantes na história: a invenção da imprensa, por Johannes Guttenberg, que terminou de imprimir a primeira Bíblia em 1455, e o incentivo à leitura, promovido por Martinho Lutero a partir de meados de 1515.  E curiosamente, tanto Faust quanto Guttenberg e Lutero eram alemães.

Sobre Faust

Conhecido como Doutor Fausto, pouco se sabe sobre a sua vida. Como sua personalidade era excêntrica, contrariando a igreja e largando o título de teólogo para ser chamado de médico, fica difícil separar o mito do homem histórico. As lendas dos feitos de Fausto começaram pouco após sua morte. Um livro publicado anonimamente em 1587 contava a história de vários magos, inclusive a de Fausto, que teria vendido sua alma ao Diabo em troca de conhecimento e poder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES