Conheça os cuidados com o consumo de carnes e embutidos

Comida não é estéril. Confira as dicas do infectologista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Comida não é estéril e todos os alimentos possuem flora bacteriana. O risco, de acordo com o infectologista do Einstein dr. Jacyr Pasternak, ocorre quando há proliferação de algumas bactérias e, consequentemente, toxinfecção alimentar. No caso das carnes e embutidos, que ganharam recentemente o noticiário, é necessário observar alguns pontos, como a cor e o cheiro – indicadores se os alimentos estão aptos ou não para o consumo. 

Cor escura e cheiro forte merecem atenção.  “A cor ideal da carne é cor de carne mesmo. Vermelho muito intenso sugere que usaram nitrito”, explica o dr. Pasternak. O nitrito é um dos produtos químicos utilizados para ressaltar a vermelhidão e disfarçar o cheiro do alimento. Difícil mesmo, segundo o infectologista, é identificar alterações em embutidos e produtos elaborados, como salsichas, mortadela e copa. 

Ainda não está claro o efeito do consumo prolongado de carnes e embutidos deteriorados. O nitrito, por exemplo, poderia ter ação carcinogênica. “Em geral o consumo de carne deteriorada provoca diarreia logo após o consumo”, diz o dr. Pasternak. 

Organismos que podem estar presentes nos alimentos estragados

Efeito semelhante ao provocado pela toxina da bactéria Staphylococcus aureus, que costuma “afetar” maioneses e cremes. Após 5 ou 8 horas da ingestão desses alimentos contaminados, a pessoa provavelmente sofrerá com vômitos e diarreia. “Não é um quadro de infecção, pois os efeitos são provocados pela toxina. A pessoa costuma melhorar sem problemas, a não ser que ela desidrate.” O infectologista também explica que o uso de antibióticos não são indicados, pois a bactéria está no alimento e não no paciente.

O Clostridium botulinium é outro organismo presente em alimentos estragados – provocando o botulismo. A doença é essencialmente neurológica, identificada por paralisias.

Síndrome da Vaca Louca

A síndrome da Vaca Louca é causada por um príon, proteína anômala que leva a lesão cerebral e que provavelmente foi introduzida no rebanho bovino europeu e americano pela alimentação do gado criado em estábulos.

A doença é uma encefalopatia progressiva fatal e foi mais comum no Reino Unido. No Brasil o gado é criado em pastagens, sem estabulação em geral e não era habitual o uso de suplementos animais na alimentação - hoje são proibidos. 

A síndrome só é transmitida em humanos por contato com o sistema nervoso de doentes que morrem da doença. Por isso mesmo o manuseio de sistema nervoso dos doentes é evitado em autópsias. 

Salmonella

Salmonellas são bactérias gram negativas, enterobactérias. A única exclusivamente humana é a Salmonela tiphy, que causa a febre tifoide - em geral contraída por água contaminada.

As demais salmonelas são bactérias presentes em animais, em fezes, ovos e podem ser encontrados em carnes de aves, ovos, porcos e bovinos quando mal conservadas ou quando mal cozidas. 

Salmoneloses provocam diarreias e em pacientes com algumas patologias, como anemia falciforme ou imunodeprimidos podem desencadear quadros mais sérios, incluindo septicemias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES