Conheça os mitos e verdades sobre os antitranspirantes

Entenda os tabus do assunto e qual a solução mais indicada para os momentos de suor intenso

| Bigstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito se fala sobre antitranspirante, mas nem todo mundo sabe quais são as principais características e vantagens do produto, além de existirem alguns mitos sobre o assunto. Segundo pesquisa da Euromonitor International, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de desodorantes no mundo e ainda assim existem muitos tabus sobre o assunto. Conheça os mitos e verdades sobre antitranspirantes:

Desodorante e antitranspirante são a mesma coisa?

Mito - Não, são produtos diferentes! O desodorante tem a finalidade de controlar o mau odor produzido pelas bactérias que ficam nas axilas. Enquanto o antitranspirante evita o excesso de suor, controlando as glândulas sudoríparas - que são as responsáveis por esse processo.

Apenas o nervosismo intensifica a transpiração?

Mito -- Existem diversas situações em que o suor é intensificado, um exemplo são casos de tensão - com o aumento dos batimentos cardíacos e, por consequência, da temperatura do corpo, o suor é fabricado em maior quantidade. Além do fator emocional, exercícios físicos e movimento também podem intensificar a sudorese -- quanto mais intensos, mais suor produzem. O calor também é outra situação que agrava a transpiração: é natural que em ambientes quentes haja mais suor, afinal, o corpo está tentando manter a sua temperatura. E, por fim, por questões de saúde, há pessoas que suam mais do que as outras, e essa é uma disfunção conhecida por hiperidrose.

Existem diferente tipos de glândulas sudoríparas?

Verdade -- Existem as glândulas apócrinas que ficam concentradas em algumas áreas específicas do corpo, como a virilha, o couro cabeludo e as axilas. São ligadas a regiões com pelos e secretam um suor que contém lipídios e aminoácidos. E existem as écrinas que estão distribuídas por todo o corpo e são ativas desde que nascemos. O suor que elas exalam não tem cheiro, porque é composto basicamente por água e sais minerais.

O antitranspirante ajuda a prevenir o mau cheiro?

Verdade - O suor é um mecanismo do corpo humano que regula a temperatura interna do organismo e impede que o calor prejudique os órgãos. O mau cheiro não está na transpiração. Na verdade, o odor corporal é causado por bactérias. O líquido do suor é composto por água, sais minerais, proteínas e lipídios, o que acaba virando alimento para os micro-organismos que já vivem na pele. Nesse processo, as bactérias soltam excreções que possuem cheiro forte. Para prevenir o mau odor, basta usar um produto com ação antibacteriana que ajuda a impedir a reprodução desses microrganismos.

Os bebês não transpiram nas axilas?

Verdade - As glândulas apócrinas, que se concentram nas axilas, só se desenvolvem a partir da puberdade. Antes disso, só funcionam as glândulas écrinas, que não provocam suor fedido. Por isso é que só na adolescência as axilas começam a cheirar mal.

Os homens suam diferente das mulheres?

Verdade -- Por terem muito mais pelos, o suor masculino é diferente, pois é mais comum a presença de mais glândulas apócrinas. Mas o aroma do suor também é determinado por vários outros fatores, em especial o uso de medicamentos, o tipo de alimentação e o consumo excessivo de álcool. O suor dos diabéticos também é diferente.

O aerosol é mais eficaz?

Mito - Os dois modelos de produtos, aerosol e roll-on possuem a mesma eficácia - bloqueiam o suor. Mas, o que muda é a aplicabilidade. O produto roll-on é mais cremoso tem uma boa aderência à pele e uma secagem um pouco mais lenta. Enquanto o aerosol é mais líquido, tendo também uma boa aderência à pele e uma secagem muito mais rápida - ideal para a correria do dia a dia.

A composição do antitranspirante é perigosa?

Mito - Os sais de alumínio são utilizados em todos os antitranspirantes. Todas as composições são seguras ao uso, certificados pela Anvisa e por órgãos reguladores da Europa e Estados Unidos.

Passar antitranspirante antes de dormir faz mal?

Mito - Aplicando à noite, o produto consegue penetrar melhor na pele, criando uma camada de maior proteção nas axilas - e, com o reforço pela manhã, a eficácia do produto fica ainda melhor. Durante a noite, o nosso metabolismo cai, já que o corpo não realiza nenhum tipo de atividade física ou esforço. Ou seja, ele fica sem produzir suor.

Não há necessidade de reaplicar o antitranspirante durante o dia?

Verdade - Não é preciso aplicar o produto várias vezes. Caso decida reaplicar ao longo do dia, recomenda-se lavar e secar a axila para obter o máximo benefício do produto e da fragrância.

Existem vários métodos para auxiliar na proteção da transpiração?

Verdade - Para que a transpiração não seja um incômodo durante a rotina diária, existem vários métodos eficazes. O mais famoso é o antitranspirante que leva em suas fórmulas alguns ativos que “formam um gel sobre a superfície da pele, impedindo a liberação excessiva de suor. Quando o ingrediente ativo torna-se em solução, também ativa suas propriedades antibacterianas e impede que as bactérias da axila produzam o mau cheiro.

O aerosol Rexona Clinical é o produto da Unilever que possui uma tecnologia que promete proteção contra o suor com apenas uma aplicação do produto. Agora no formato preferido do consumidor brasileiro, traz produção superior à sua versão em creme. O produto foi testado e aprovado por 91% dos consumidores, que afirmam que este é o produto mais eficaz do mercado contra o suor e o mau odor, pois oferece proteção 3 vezes superior aos antitranspirantes comuns. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES