Conheça os tipos de gastrite e seus sintomas no nosso corpo

A gastrite é definida por uma inflamação nas paredes do estômago.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos problemas de saúde mais populares na atualidade, é a gastrite. A doença atinge sete em cada dez brasileiros, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Existe o aumento, inclusive, do caso de jovens com a doença – uma consequência dos hábitos de vida que incluem fast-food, cigarro e bebidas alcoólicas em excesso. Muitas vezes a gastrite pode chegar de forma silenciosa, e só começar a causar consequências visíveis muito tempo depois.

A gastrite é definida por uma inflamação nas paredes do estômago. Poucas pessoas sabem, mais existe mais de um tipo de gastrite. A verdade é que existem cinco deles, veja:

Gastrite nervosa: os sintomas surgem no momento em que o indivíduo encontra-se sob estresse e ansiedade;

Gastrite aguda: os sintomas surgem de forma repentina, podendo ser causada por uma doença ou por uma lesão grave e súbita;

Gastrite crônica: quando vai se desenvolvendo ao longo do tempo;

Gastrite erosiva: quando além da inflamação há algum esboço de lesão nas camadas mais internas do estômago devido ao uso de medicamentos, doença de Crohn ou infecções causadas por vírus ou bactérias;

Gastrite enantematosa: quando além da inflamação, há lesão nas camadas mais internas do estômago, mas que ainda não pode ser classificada como úlcera.

Existem vários sintomas que podem indicar a gastrite. Um dos principais empecilhos é que eles são facilmente confundidos com sintomas de outras doenças. Também é bom lembrar que você pode ter um quadro de gastrite mesmo sem ter nenhum sintoma. Veja os sintomas mais comuns:

dor de estômago ou desconforto abdominal, logo após a refeição ou quando fica muito tempo sem comer nada;

abdômen inchado, principalmente após as refeições;

náusea e vômitos;

indigestão;

mal estar;queimação no estômago;

gases que saem em forma de arrotos ou flatos.

O tratamento para a doença é bem simples na verdade. Serão passados medicamentos específicos receitados pelo gastroenterologista para diminuir a acidez do estômago, proteger a mucosa inflamada e diminuir a dor. Eles devem ser tomados junto a uma dieta balanceada e exercícios físicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES