Conheça Oymyakon, o vilarejo mais frio do mundo

Temperaturas chegam a -71ºC

Vilarejo mais frio do mundo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há frio, e depois há o frio de Oymyakon. As temperaturas no lugar mais frio do mundo permanentemente habitado já chegaram a -71ºC. O fotógrafo Amos Chapple viajou para esse vilarejo frio na tundra siberiana para documentar como é a vida das 500 bravas pessoas que vivem lá, e depois de descongelar sua câmera foi capaz de capturar imagens incríveis.

Crédito: divulgação.

O termômetro marca -50°C ao longo da P-504 (R504), a rodovia Kolyma, que liga Oymyakon a Yakutsk. A rota é conhecida como a "Estrada dos Ossos" porque suas fundações contêm os restos mortais dos trabalhadores forçados que morreram construindo a via durante o governo de Joseph Stalin. “A paisagem não tinha nenhuma desolação que você espera na Sibéria”, diz Chapple. “Ondulações de colinas brancas por todas as direções”, completa.

Ao amanhecer, uma nuvem de fumaça sobe da usina de aquecimento que torna a aldeia habitável no inverno. Chapple diz que estava usando apenas calças finas quando saiu pela primeira vez em temperaturas de -47º C.

Uma escavadora entrega carvão fresco para a usina de aquecimento em Oymyakon. Localizada na mesma latitude de Yellowknife, no Canadá, a aldeia recebe apenas quatro horas e meia de luz do dia no final do inverno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES