Conheça sete curiosidades sobre o clássico filme “A Lagoa Azul”

O filme dos anos 80 é estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem é dos anos 80 e 90 deve se lembrar de “A Lagoa Azul”, considerado por muitos um romance clássico e visto por milhões de pessoas. Lançado em 1980, o filme americano (classificado como romance e aventura) é estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins – produção bastante sensual para os padrões da época. (Mega Curioso)

Alguns críticos até o classificaram como chocante, devido às cenas dos dois jovens com pouquíssimas roupas perdidos na ilha paradisíaca. O filme teve um remake e até outras versões lançadas posteriormente, porém o original de 1980 permanece como o verdadeiro clássico. Para quem não está lembrado, o enredo conta a história dos primos ingleses Richard e Emmeline que, quando crianças, sobrevivem a um naufrágio no Oceano Pacífico.

Um dos aspectos mais tratados no filme é justamente a sexualidade, pois as crianças logo se tornam adolescentes e devem lidar com as descobertas dessa fase sem nenhum tipo de instrução – além disso, eles também precisam encontrar maneiras de sobreviver em meio à natureza selvagem confiando no instinto que possuem. Hoje, vamos falar aqui algumas coisas que você provavelmente não conhece sobre esse clássico romântico e que já foi muito polêmico:

1 – Não é original dos cinemas

O filme é baseado em um livro de mesmo nome do autor Henry de Vere Stacpoole, que também publicou mais duas obras relacionadas, apesar de adaptações para os cinemas (incluindo a sequência de 1991) focarem mais em jovens perdidos em ilhas paradisíacas e no despertar da sexualidade. Nos livros de Stacpoole, há um elemento extremamente importante que não teve tanto destaque nos filmes – a cultura do povo polinésio, e principalmente o choque cultural que os primos ingleses têm com esse povo.

2 – O livro já foi adaptado duas vezes antes de 1980

Pois é, existem ainda mais versões de “A Lagoa Azul” do que você imaginava. A primeira adaptação da obra de Stacpoole ocorreu em 1923, feita pelas mãos do diretor W. Bowden – um filme mudo. Décadas mais tarde, o diretor britânico Frank Launder dirigiu a versão de 1949, que também ficou bastante popular. Contudo, somente com a versão de Randal Kleiser, em 1980, que “A Lagoa Azul” tornou-se um sucesso mundial.

3 – Protegendo o corpo de Shields    

A atriz Brooke Shields só tinha 14 anos quando ocorreram as gravações e, como bem sabemos, o filme possui algumas cenas sensuais. Como a personagem Emmeline está quase sempre de topless (afinal, os dois jovens estão perdidos e isolados em uma ilha desde crianças), a produção teve que encontrar um método para fazer com que os seios de Brooke não aparecessem a todo o momento. O jeito de fazê-lo foi bem inusitado: eles grudaram o cabelo da atriz no corpo para que nada que não pudesse ser visto aparecesse sem querer.

4 – A polêmica da idade de Brooke Shields

Como já falamos, a atriz só tinha 14 anos quando “A Lagoa Azul” foi filmado. A idade da jovem foi um tema bastante discutido na época devido ao conteúdo sexual implícito da produção. Anos depois, a própria Brooke Shields disse que não teve problemas em filmar “A Lagoa Azul” e que nas cenas sensuais mais explícitas foram utilizadas dublês de corpo.

5 – Uma nova espécie de iguana foi descoberta

Há um tipo de iguana que frequentemente é exibido nas paisagens da ilha paradisíaca. Quando o herpetologista John Gibbons foi aos cinemas, ele ficou bastante surpreso ao observar o animal que, depois de algumas pesquisas, mostrou-se ausente dos registros científicos. Então Gibbons viajou à Fiji (nação onde o filme foi gravado) e atestou que aquele realmente era um novo réptil – descoberta feita graças ao filme.

6 – Locação perfeita

O diretor Randal Kleiser estava muito preocupado com a autenticidade do filme e realmente queria filmar em uma ilha deserta e isolada no Oceano Pacífico. Depois do lançamento nos cinemas, Kleiser disse que para filmar esse tipo de história ele queria ficar o mais próximo possível da natureza e que o time de produção quase teve que viver como os personagens da história. A locação escolhida foi em umas das ilhas de Fiji – local que não tinha estradas, água ou eletricidade, porém praias maravilhosas. O cenário perfeito.

7 – O amor no set

Brooke Shields e Christopher Atkins realmente tiveram um romance durante as filmagens, algo originário devido ao tempo que os dois conviveram. Contudo, a paixão não foi duradoura e depois de algumas semanas eles já discutiam muito e romperam. De acordo com o jovem Atkins, Brooke ficou cansada dele e achava que ele levava a atuação muito a sério, já que o ator sempre tentava permanecer solitário e distante da equipe de produção para entrar no clima de isolação da ilha. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES