Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Conheça sete fobias a animais que você provavelmente não conhecia

A ofidiofobia, é o medo persistente das cobras, e afeta cerca de 1 a 5% da população mundial

Conheça sete fobias a animais que você provavelmente não conhecia
|
Compartilhe
Google Whatsapp

É muito comum as pessoas terem aversão e fobias a algum tipo de animal. Assim como o icônico personagem Indiana Jones, muitas pessoas podem ficar apreensivas quando se trata de cobras. Às vezes, uma simples foto pode gerar um desconforto nessas pessoas que têm fobia desses animais rastejantes. A ofidiofobia, é o medo persistente das cobras, e afeta cerca de 1 a 5% da população mundial. O mesmo acontece com o medo de aranhas, chamado de aracnofobia, muito comum nas pessoas.

Mas você sabia que existem pessoas que se sentem desconfortáveis na presença de galinhas ou borboletas? Ou ainda, que têm medo de cachorros fofinhos? Pois saiba que existem muitas outras fobias de animais menos conhecidas. Hoje vamos listar aqui algumas que você muito provavelmente nem sabia que existiam.

1 - Motefobia ou lepidopterafobia

As borboletas são provavelmente os insetos mais bonitos do reino animal. Quem poderia imaginar que borboletas poderiam causar desconforto em alguém. O medo de borboletas é chamado de Motefobia ou lepidopterafobia. A atriz Nicole Kidman tem esse medo. Quando jovem, a vencedora do Oscar certa vez teve que escalar uma cerca para fugir de uma borboleta. "Eu salto de aviões, posso ser coberta por baratas, eu faço todo tipo de coisa, mas eu só não gosto da sensação de corpos de borboletas", disse ela. Pessoas com essa fobia evitam deixar as janelas abertas no verão, a fim de evitar a visita indesejada desses insetos em sua casa.

2 - Batracofobia

Até existe uma lenda popular que diz que sapos podem dar verrugas se as pessoas encostarem no anfíbio. Mas isso não é verdade. Talvez essa lenda urbana e outras podem explicar alguns casos de Batracofobia, um medo profundo de anfíbios em geral. Rãs, sapos e salamandras podem deixar as pessoas que sofrem desse medo em pânico. Especula-se que essa condição também possa estar relacionada a um desprezo geral por coisas viscosas. Se você não gosta de sapos especificamente, talvez você também tenha Batracofobia.

3 - Ornitofobia

A Ornitofobia é um tipo especial de fobia, um medo anormal e irracional de aves. Em muitos desses casos, experiências traumáticas na infância envolvendo pássaros pode ser a causa. Por exemplo, ser perseguido por um ganso pode resultar em um medo que o acompanha ao longo da vida, o fazendo ter pavor de criaturas emplumadas.

4 - Ailurofobia

Os gatos são conhecidos por serem animais "frios", mas isso não faz com que eles deixem de ser fofos. No entanto, essa não é uma opinião universal, já que existem pessoas que têm medo desses pequenos felinos. A Ailurofobia é medo específico de gatos. Pessoas com essa fobia se sentem desconfortáveis na presença do animal, mesmo que fisicamente distantes.

5 - Alectorofobia

O medo de galinha e galos é chamado de Alectorofobia. É um tipo raro de Ornitofobia, não é o medo de todas as aves, apenas de galinhas. Um estudo de caso feito em 2018, mostrou que um homem de 32 anos tinha palpitações no coração, secura repentina da boca e sentimentos desconfortáveis ao ver a galinha do seu vizinho. A análise final do estudou determinou que a fobia do homem era resultado de um encontro traumático na infância com um galo.

6 - Ictiofobia

A Ictiofobia é o nome da fobia que abrange uma aversão irracional de peixes em várias situações. Pode se referir ao medo de estar perto de peixes vivos, de comê-los ou ainda tocá-los. Há casos em que as pessoas com Ictiofobia ficam perturbados pela visão ou cheiro de pratos à base de peixes. Essas pessoas costumam evitar frequentar supermercados com grandes corredores dedicados aos frutos do mar.

7 - Cinofobia

Aqueles que têm medo de cobras, muito provavelmente, não terão que encontrar esses répteis por todos os lugares. Os que sofrem de Cinofobia não têm a mesma sorte. A Cinofobia é definida como o "medo de cães", e pode ser uma fobia animal particularmente desafiadora, já que os cachorros estão em toda parte. Pessoas cinofóbicas podem desviar o seu caminho apenas para evitar o contato com algum cachorro. Tendem a evitar parques e lugares com muitos cachorros ao redor. Assim como a Ornitofobia, o medo de cães pode ser decorrente de algum evento traumático na infância.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×