Conheça sete tendências fitness super estranhas

As pessoas fazem mesmo de tudo para manter a boa forma

Cinta vibratória para emagrecer? | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embora possa parecer que está enraizada na sociedade desde o início dos tempos, a cultura que cerca a aptidão física é uma invenção relativamente nova. Os exercícios eram geralmente feitos em casa. Não existia a possibilidade de conciliar trabalho, "academia intensiva" e tempo livre. As pessoas passavam a maior parte das horas trabalhando em fábricas ou na agricultura, sem quaisquer regalias. Assim sendo, a única maneira de se exercitar era em casa, de maneira "informal" e no tempo livre. Isso se realmente chegassem a colocar a mão na massa. 

No entanto, é interessante perceber como as coisas funcionavam até um tempo atrás, não? Mesmo que hoje seja bastante diferente. Os exercícios pautados em rotinas, dinâmicas ou atividades cronometradas na academia estão separados por um precipício das tendências fitness mais estranhas que já existiram.

O tempo passa e novas modalidades surgem. É importante lembrar disso. Até porque o que é "normal" hoje pode ser o "estranho" de amanhã. Porém, o que é considerado "bizarro" nos dias de hoje pode muito bem retornar de maneira triunfal. Acho que é bom ficar de olho e não julgar com tanta visceralidade assim.

1- Cinta de vibração

Essas máquinas entraram pela primeira vez na florescente cena fitness durante a década de 1920. Os norte-americanos vivenciavam um período de prosperidade, encontrando-se com mais tempo para se preocupar com sua aparência. Além disso, o conceito era bem simples. As mulheres colocavam o cinto em torno de qualquer área "problemática" - panturrilha, coxa ou até mesmo a bunda - e a máquina agitaria rapidamente o cinto, sacudindo a gordura.

Durante toda a década de 1940, as mulheres foram encorajadas a perder peso de diferentes maneiras. De acordo com o Harper's Bazaar, o mais popular dos salões de redução de peso foi chamado de "Slenderella" (Slim + Cinderella). A cultura de condicionamento físico (e da gordofobia) era incrivelmente nova quando essas máquinas surgiram. No entanto, há relatos desses dispositivos sendo vistos em academias até a década de 1960.

2- Jazzercise

Saímos de um item terrível para despencarmos em um clássico-mor. O Jazzercise começou onde as pessoas nunca suspeitariam: em um campus universitário. A mania fitness foi iniciada por Judi Sheppard Missett em 1969, após sua graduação na Universidade Northwestern, em Chicago.

Enquanto trabalhava como instrutora de dança, Missett percebeu que mais estudantes estavam interessados em se tornarem fisicamente aptos. Ela começou a dar aulas com uma ênfase maior na diversão, usando o jazz como aquecimento cardíaco. Essa é uma das tendências fitness mais estranhas que já existiram.

Curiosamente, o Jazzercise também foi a primeira aula fitness em que os instrutores usavam microfones. Assim, o fato de você poder ouvir seus instrutores da parte de trás de sua aula de ginástica é tudo graças ao Jazzercise.

Ah, e se você acha que esses tipos de exercícios/alongamentos são relíquias do passado, repense. Ainda há uma pequena, mas vibrante cena Jazzercise em Nova York e em pequenas comunidades de todo os EUA.

3- Treino de Jane Fonda

Jane Fonda tem grande renome na cultura popular norte americana. Entre filmes indicados ao Oscar e manifestações anti-guerra, há um grande capítulo da história de Fonda que nunca devemos esquecer: sua carreira como um ícone de fitness dos anos 1980. Ela lançou seu primeiro vídeo de aeróbica, Jane Fonda's Workout, em 1982.

O vídeo VHS veio logo após a abertura de seu primeiro estúdio de ginástica em 1979, para dar às mulheres um espaço para se exercitarem em uma academia dominada por musculados e fisiculturistas.

Fonda incorporou seu amor ao balé em suas rotinas de aeróbica para tornar os exercícios mais agradáveis ??para si mesma, mas logo descobriu que outros também eram atraídos por suas rotinas.

4- Tae Bo

Os anos 1990 emplacaram novas maneiras de se pensar o corpo e a cultura regional. Sendo assim, o atleta que se exercitava em casa não foi exceção dessa regra. Parecia que as pessoas já tinham aprendido tudo o que podiam na década de 1980 e queriam tentar algo novo.

O instrutor e ator de Taekwondo Billy Blanks percebeu o vazio que Fonda e seus colegas influenciadores deixaram. Por isso, apresentou sua própria série de vídeos para uma rotina de cardio kickboxing. Inicialmente chamado de "Karobics", Blanks mudou para Tae Bo quando descobriu que o nome já tinha direitos autorais. Essa é uma das tendências fitness mais estranhas que já existiram.

5- ThighMaster

Suzanne Somers era uma estrela de TV norte americana, sendo famosa durante toda a década de 1970 como a icônica Chrissy Snow na Three's Company. Depois de ter sido demitida pela ABC por exigir ser paga da mesma forma que os homens em 1981, ela trouxe o ThighMaster aos holofotes de 1990.

Este dispositivo de fitness, inventado por Josh Reynolds, era uma forma de resistência muscular na região das coxas. Não havia fios, botões ou instruções confusas.

6- Velcro Home Jogger

E você achando que só encontraria velcro em calças ou similares, não é? Correr em casa ficara cada vez mais estranho. O Velcro Home Jogger é uma espécie de bloco quadrado com Velcro que permite que você corra no mesmo lugar. Além disso, também é possível treinar a resistência adicional no ato de tirar os pés do Velcro em cada passo. Essa é uma das tendências fitness mais estranhas que já existiram.

7- Correndo de costas

Às vezes, a melhor maneira de avançar na corrida é retroceder - literalmente. Embora a pesquisa seja limitada, pode haver alguns benefícios. Correr de costas usa 30% mais energia do que avançar na mesma velocidade, de acordo com um estudo de 2011. Enquanto isso, outras pesquisas descobriram que essa técnica incomum também pode salvar seus joelhos, criando menos impacto. O maior inconveniente? Não ser capaz de ver para onde você está indo, é claro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES