Consumir carboidratos à noite engorda: mito ou verdade?

É preciso ter cuidado ao tomar decisões relacionadas à alimentação, principalmente sem a orientação de profissionais da saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É preciso ter cuidado ao tomar decisões relacionadas à alimentação, principalmente sem a orientação de profissionais da saúde. O carboidrato é um dos nutrientes necessários para a saúde.

O especialista em metabolismo Alexis Fonseca Welker, professor de bioquímica, nutrição e fisiologia da Universidade de Brasília (UnB) fala sobre o assunto. “Toda vez que a pessoa consome um alimento com carboidrato, o organismo queima menos gordura, uma vez que ele tem ali o carboidrato como ‘combustível’ para queimar. Ou seja, quanto mais carboidrato você tem no corpo, mais seu corpo utiliza o carboidrato para gerar energia”, explica o professor.

“Quando a pessoa consome carboidrato durante o dia e pratica atividade física, saindo para se exercitar, subindo escadas, etc, ela vai acumular menos gordura. Enquanto aquele que consome e fica parado favorece um maior acúmulo de gordura. A conversão de carboidrato em glicose e posteriormente em gordura é chamada de lipogênese. Por isso algumas pessoas dizem que carboidrato à noite engorda, pois logo depois o corpo vai entrar em repouso, quando a taxa metabólica cairia. Mas na prática os estudos se contradizem e não há consenso.”

Vale lembrar que o ganho de peso está relacionado ao baixo gasto energético e à elevada ingestão de calorias ao longo do dia, e não somente à ingestão calórica no período noturno.

Na hora de buscar o peso saudável, o Ministério da Saúde aconselha focar na alimentação como um todo, durante todo o dia. O consumo de carboidrato é tão importante como legumes, verduras e proteínas. Prefira os alimentos in natura ou minimamente processados, evite os ultraprocessados e utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar.

Dietas restritivas, principalmente as que cortam o carboidrato, podem até parecer efetivas para redução de peso em curto prazo, mas fazem mal à saúde. Consumir carboidrato, principal fonte de energia para o organismo, faz parte da alimentação equilibrada e saudável. O que é preciso ter em mente é que devemos fazer várias refeições ao dia, em menores porções. O ideal é não esquecer as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e fazer pequenos lanches entre as refeições. As frutas, que também contêm carboidrato e são fundamentais para a boa nutrição e funcionamento do organismo, são ótimas opções de lanche.

A quantidade de carboidrato varia de pessoa para pessoa. A necessidade diária desse nutriente será maior para um adulto que faz exercícios físicos regularmente do que para aquele que não pratica atividade física.

Outro ponto a ser levantado em conta é a necessidade de fibras, muito presente em alimentos integrais e frutas. As fibras ajudam a eliminar os resíduos e as toxinas produzidas durante a digestão, estimulam a limpeza e o funcionamento do intestino e ainda promove uma melhor absorção dos nutrientes. O consumo de arroz integral, por exemplo, seria uma boa forma de consumir carboidrato sem neuras, em qualquer momento do dia, sabendo que o alimento está fazendo um bem à saúde e não o contrário.

Finalmente lembre-se que a substituição do jantar por lanches à noite reduz o consumo diário de alimentos como arroz, feijão, legumes, verduras, entre outros, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras e que a essa substituição é mais frequente em indivíduos com excesso de peso e não auxilia no emagrecimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES