Coronavírus pode sobreviver por até 3 dias em plástico ou maçaneta

Já no cobre, ele dura só quatro horas, e no ar, três

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como o plástico e metal inoxidável. Em papelão, ele pode durar 24 horas, indica estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e da Universidade de Princeton, ambos dos Estados Unidos. Já no cobre, ele dura só quatro horas, e no ar, três. 

Divulgada na última quarta-feira (11), a pesquisa analisou o tempo de vida do novo coronavírus fora do corpo humano. As informações podem dar pistas sobre como o vírus se transmite com rapidez.

No final de janeiro, surgiu a dúvida sobre a transmissão do coronavírus por objetos vindos da China, como os comprados em sites como o Alibaba. A hipótese foi afastada, porque eles demoraram para rodar meio mundo e chegar aqui, tempo suficiente para os vírus morrerem.

Os dados coletados indicam que é plausível a hipótese da infecção do Covid-19 por ar ou por objetos inanimados. Mas, são necessários outros estudos que corroborem a hipótese.

No Twitter, Dylan Morris, um dos autores do estudo, fala que o ponto mais importante é a semelhança do covid-10 com o Sars (que causou a epidemia de 2003) em termos de tempo de sobrevivência. Ambos são do mesmo grupo de doença, o coronavírus, que foi tema de outro estudo, uma revisão de literatura de pesquisadores de infectologia da Universidade de Böchum, na Alemanha. 

Eles revisaram 22 estudos sobre transmissão por superfícies do Sars e do Mers (também um coronavírus) e concluíram que, em média, os vírus morrem depois de quatro ou cinco dias.

Neeltje van Doremalen, do estudo norte-americano, diz que escolheram as superfícies de acordo com o que consideraram mais relevantes. Por exemplo, plástico e metal inoxidável estão presentes em muitos objetos de um hospital, como a cadeira da sala de espera ou um bisturi.

 Em um laboratório, ela e outros pesquisadores colocaram o vírus em superfícies feitas de materiais diferentes para ver por quanto tempo o covid-19 permanecia viável, ou seja, capaz de infectar uma pessoa.

 Para testá-lo no ar, eles usaram uma câmara fechada. Depois, eles coletaram o vírus e o colocaram em uma placa de petri para verificar se outras células seriam infectadas. 

Se a célula fosse infectada, significava que o vírus era viável. A pesquisa indicou que o covid-19 permanece vivo em superfícies e materiais diferentes, como o papelão da caixa de pizza ou uma maçaneta de metal. Ainda será necessário mais estudos para verificar se a infecção pode ocorrer por meio de superfícies ou pelo ar.

(Por: UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES