Corpus Christi: o que significa a data e por que é sempre na quinta-feira?

Trata-se de um ponto facultativo transformado em feriado pela maioria dos governos locais, mas não é feriado nacional

Corpus Christi: o que significa a data e por que é sempre na quinta-feira? | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje, dia 3 de junho, é comemorado no Brasil o feriado de Corpus Christi, que faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica. Trata-se de um ponto facultativo transformado em feriado pela maioria dos governos locais, mas não é feriado nacional. Sempre festejada em uma quinta-feira, a data celebra o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi, facilmente traduzível para “corpo de Cristo” é uma expressão que se fala aos fiéis no momento em que são distribuídas as hóstias durante as missas católicas. Espécie de pão sagrado, a hóstia representa o corpo do filho de Deus. Segundo o fenômeno da transubstanciação, essa rodela de pão ázimo é o corpo literal e real de Jesus Cristo. 

Foto: Reprodução/Internet

Diferentemente dos demais dias santos católicos, como o natal e a páscoa, a festa foi “inventada” pelo papa Urbano IV, que a instituiu através de uma bula chamada Transiturus, em 8 de setembro de 1264. Além de seguir os conselhos de uma ex-colega, depois canonizada como Santa Juliana, o papa baseou sua decisão em um milagre ocorrido no verão daquele ano na cidade de Bolsena, na Itália.

A origem de Corpus Christi

Após ter uma audiência com o papa em Orvieto, onde confessou suas dúvidas sobre a presença real de Cristo na hóstia, um sacerdote da Boêmia, chamado Pedro de Praga, parou na cidade de Bolsena, em seu retorno, para celebrar uma missa. Quando rezava a Oração Eucarística, a hóstia que Pedro abençoava se transformou em carne que, quando partida, começou a escorrer sangue que manchou todo o chão da igreja.

O milagre de Bolsena (Fonte: Wikipédia Domínio Público/Reprodução) 

Inserido no calendário cristão ocidental, o Corpus Christi se tornou móvel para se adequar à comemoração da Páscoa (a celebração ocorre na quinta-feira posterior ao domingo da Santíssima Trindade). Dessa forma, como o Domingo da Trindade ocorre uma semana após o Pentecostes, e este acontece 50 dias após a Páscoa, o Corpus Christi acaba ocorrendo exatos 60 dias após o Domingo da Ressurreição.

Uma das manifestações mais belas do Corpus Christi, a confecção de tapetes, produzidos por fiéis com sal, serragem, borra de café e outros materiais, é uma tradição iniciada no arquipélago dos Açores e traduzida ao Brasil pelos portugueses. 

As informações são do Mega Curioso



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES