Correr na esteira ou ao ar livre: Veja o que é melhor para perder peso

Em um ambiente fechado, você não lida com a resistência do vento.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você estiver querendo perder peso, provavelmente já pensou em situações que favorecem a queima de calorias como, por exemplo, praticar corrida. Quando você está correndo ao ar livre, você pode sentir que o desgaste físico é maior e que mais calorias estão sendo queimadas. Mas será que isso é verdade e você está perdendo mais peso do que se fizesse o exercício na esteira? As informações são do IG.

É possível dizer que sim. "Você provavelmente queima cerca de 3% a 7% mais calorias correndo ao ar livre do que em uma esteira", diz John Porcari, Ph.D. e diretor do Programa de Fisiologia do Exercício Clínico da Universidade de Wisconsin. À “Women'sHealth”, ele explica que isso acontece porque a esteira ajuda na realização do exercício, impulsionando o movimento. Além disso, em um ambiente fechado, você não lida com a resistência do vento, o que é um fator a mais de esforço e que pode contribuir para você queimar calorias e  perder peso.

A velocidade também é um fator importante para determinar o gasto calórico. “Se você estiver em um ritmo tranquilo, provavelmente estará queimando cerca de 3% mais calorias do lado de fora, enquanto em um ritmo mais rápido, a queima é de até 7% a mais”, diz Porcari. Isso acontece por causa da mudança de níveis de inclinação do solo, resistência do vento e variações na velocidade que servem como um impulso extra.

O lado ruim

Correr ao ar livre também tem seu lado ruim, principalmete se for um dia quente. A queima de calorias pode ser insignificante se for comparada aos riscos de se forçar a correr durante o calor brutal, como o perigo de desidratação e superaquecimento. Além disso, você também pode se sentir cansado mais rápido. Embora alguns possam ver isso como um sinal de que seu corpo está trabalhando duro, considere isso: não conseguir completar seu treino não vai ajudar a emagrecer.

Como turbinar o treino na esteira

Uma ideia melhor para aumentar a queima de calorias é aumentar a inclinação da esteira. Uma pesquisa recente provou que uma inclinação de 1% já é equivalente ao esforço extra do exercício feito ao ar livre. Outra forma é alternar treinos em alta velocidade com os de inclinação. "É uma maneira de aumentar o gasto calórico e desafiar seu corpo”, diz a treinadora Anita Mirchandani também à "Women's Health". 

E lembre-se de que, para conseguir perder peso de forma duradoura, é preciso gastar mais calorias do que consumir. "Nós sempre pensamos que queimamos mais calorias do que realmente fazemos", diz Anita. No pós-treino, coma uma combinação de proteína magra e grãos integrais para se sentir saceado e permaneça hidratado, uma vez que a ingestão adequada de água ajuda na perda de peso a longo prazo. Também procure um nutricionista para fazer um plano alimentar adequado a seus objetivos e um profissional de educação física para evitar o risco de lesões nos esportes, na academia ou ao livre. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES