“Corria até desmaiar”, compartilha jovem ao lutar contra anorexia

Ela divide o problema para poder ajudar outras pessoas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A britânica Hamna Amira foi diagnosticada com anorexia nervosa em maio de 2017. Esse distúrbio alimentar faz com que a pessoa tenha uma visão distorcida do corpo e fique obcecada pelo próprio peso e por aquilo que come. Hoje, porém, a jovem de 18 anos de idade está em  processo de recuperação e quer ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo.

Apesar de ter recebido o diagnóstico dos médicos sobre  anorexia  apenas no ano passado, a história de Hamna com o distúrbio começou muito antes, mesmo sem saber do que se tratava. "Eu sentia como se não merecesse aquelas calorias e precisava me livrar delas. Eu tentei vomitar, mas isso não funcionou, então minhas outras soluções eram parar de comer e praticar exercício físico ao extremo, mas as duas coisas são extremamente perigosas e não são saudáveis", diz em entrevista ao portal "Media Drum World".

"Quando eu me sentia muito culpada por comer, costumava acordar no meio da noite, nos horários em que a minha família ainda estava dormindo, e praticava corrida em cima dos meus travesseiros, para não fazer barulho e não acordar ninguém, então eu corria e corria até desmaiar", complementa. Na época, a adolescente chegou a pesar 39 quilos — peso considerado normal para uma criança de 11 anos.

Internação e diagnóstico

A primeira vez que foi internada não foi por causa do distúrbio, mas, sim, por problemas de ansiedade e depressão. "Nem eu, meus amigos, familiares ou professores tínhamos noção de que eu tinha um distúrbio alimentar", conta. "Minha mãe e alguns dos meus melhores amigos notaram mudanças nos meus hábitos alimentares, comportamentos e meu peso, mas ninguém suspeitava disso."

Foi nessa visita ao hospital que os médicos deram o diagnóstico de anorexia, porém Hamna entrou em estado de negação — algo comum para quem sofre de distúrbios alimentares. "Demorou várias semanas, talvez até um mês ou dois para que eu aceitasse o diagnóstico e tomasse consciência. É difícil entender o que está acontecendo com você."

A jovem afirma que, ainda mais difícil do que compreender a própria situação, é esperar que as outras pessoas também sejam compreensivas. "'Por que ela está tentando se matar de fome? Por que ela não come? Por que ela está fazendo isso consigo mesma?' É tudo muito confuso para todos ao meu redor."

Entretanto, o que fez Hamna perceber que precisava mudar de hábito foi saber que podia ser mandada para uma clínica e perder um ano da escola. "Me disseram que se eu perdesse mais uma grama poderia ser internada, o que seria muito ruim e eu não poderia mais ir à escola regularmente, receber meu diploma e ir para a faculdade".

"Eu sempre quis ir para a faculdade para estudar administração de empresas e psicologia. Eu estava determinada a alcançar meus objetivos na vida", conta. "Anorexia era a única coisa que estava me impedindo e eu sabia que precisava lutar contra isso. Precisava lutar contra a voz na minha cabeça que me dizia que eu não conseguiria ou que eu estava gorda ou que eu era um fracasso, a voz que fazia com que cada parte do meu corpo se arrependesse e se odiasse por cada coisa que eu comia."

Processo de recuperação

Desde então, a jovem passou a ter um estilo de vida mais saudável, se alimentando em todas as refeições, e conseguiu engordar seis quilos, chegando a marca dos 45 quilos. "Na maioria dos dias eu tentava ficar sem comer o máximo que conseguia, mas agora eu tento tomar café da manhã, comer algo entre as refeições e me assegurar de que estou comendo algo para manter meu corpo funcionando. O corpo precisa de comida."

Hamna também afima que mesmo em processo de recuperação, está aprendendo todos os dias o que pode comer e que as calorias não são inimigas. Por isso, ela quer ajudar outras pessoas que lidam com distúrbios alimentares. "Meu maior conselho é que você converse com alguém. Aprendi que está tudo bem em falar sobre os nossos sentimentos, pensamentos e emoções."

Ela também quer conscientizar as pessoas sobre o que realmente são distúrbios alimentares , principalmente porque vê muitas ideias incorretas circulando pela internet. "É muito mais complexo do que preocupação com a aparência ou simplesmente morrer de fome. É um distúrbio mental e existem muitas razões psicológicas para que alguém desenvolva isso. Cada pessoa tem sua própria história e seus motivos, mas o conceito de que anorexia é uma fase, dieta ou escolha está errado", finaliza.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES