Covid-19: Assintomático transmite vírus? Veja como saber se você é um

É bom reforçar que há diferença entre o paciente assintomático e o pré-sintomático

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por se tratar de uma doença nova, é natural que surjam algumas questões pouco explicadas sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Uma delas, é a transmissibilidade. Afinal, assintomáticos transmitem ou não o vírus? É bom reforçar que há diferença entre o paciente  assintomático e o pré-sintomático. As informações são do MSN

Segundo Melissa Valentini, infectologista e assessora médica do Grupo Pardini, "o paciente assintomático é aquele que tem algum exame positivo para a Covid-19 e não apresenta nenhum sintoma." O pré-sintomático, por sua vez, adquiriu o vírus mas ainda não manifestou os sintomas, uma vez que o Sars-Cov-2 tem um período de incubação, que pode levar de dois a cinco dias.

"O papel dessas pessoas como transmissoras do vírus ainda é pouco conhecido. Além disso, não sabemos qual percentual das pessoas vai estar na faixa dos assintomáticos. O primeiro estudo que abordou a questão foi o de um surto em um navio, bem no início da epidemia, no qual 17% dos pacientes com o exame de PCR positivo não tinham sintoma nenhum. Outros estudos mostram que o percentual de assintomáticos seria até maior, cerca de 50% dos infectados", explica.

A questão é tão pouco conhecida que a infectologista Maria Van Kerkhove – responsável técnica pelo combate à covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que há estimativas de que o número gire entre 6% a 41% da população. No entanto,  ela reforçou que estas pessoas transmitem, sim, "a questão é saber o quanto."

De acordo com Melissa Valentini, não é possível prever quais pessoas terão o vírus sem apresentar sintomas.

"Para o paciente saber se já teve a Covid-19 de forma assintomática, é necessário realizar um teste de sorologia , isto é, um exame de detecção de imunoglobulina (igG) no sangue. Se o indicador for positivo, há uma grande chance da pessoa ter tido contato com o vírus e ter sido assintomática", disse. 

A médica reforça, porém, que existem diversos tipos de testes de sorologia no mercado, " Os testes rápidos têm uma acurácia menor, pois apresentam maior incidência de 'falsos positivos', não excluindo a possibilidade de não haver ainda imunidade para o vírus", esclarece. "Já os testes de laboratórios convencionais são mais robustos e tem uma resposta melhor", continua.

Segundo ela, devido à dificuldade de identificar os pré-sintomáticos e os assintomáticos em todas as situações, o uso disseminado das máscaras se torna ainda mais essencial.

"A recomendação é que todo mundo use máscara porque eu não sei se eu estou pré-sintomático ou se eu sou um portador assintomático. Todo mundo usando máscara, a gente diminui muito a circulação do vírus no ambiente", conclui a infectologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES