Covid-19: franceses engordaram em média 2,5 kg durante isolamento

A partir da próxima segunda-feira (11), quando as medidas da quarentena começarem a ser relaxadas na França e os franceses trocarem o pijama por roupas para ir ao trabalho, a diferença de peso será sentida por 57% da população, diz estudo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diminuição da atividade física, geladeiras cheias e à disposição, proibição de qualquer programa fora de casa: os quase dois meses de quarentena na França tiveram consequências na balança. As informações são do G1. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) para o site Darwin Nutrition, o confinamento afetou o peso e o equilíbrio alimentar da população: desde o início do confinamento no país, em 17 de março, os franceses engordaram, em média, 2,5 quilos.

Segundo o estudo, 57% dos franceses engordaram durante a quarentena, um aumento de peso em média de 2,5 quilos. Entre os entrevistados, 42% afirmam que dedicam mais tempo ao “happy hour”, etapa antes do jantar, acompanhada por petiscos e bebidas alcoólicas. Mais de duas em cada dez pessoas entrevistadas também declarou ter aumentado do consumo de chocolate nas últimas semanas.

Divulgação

“O ganho de peso não é um problema em si e era previsível em um contexto de stress e de gasto limitado de energia. Mais de tempo em casa significa mais de tempo dedicado à preparação das refeições, mas também mais tempo para petiscar”, explica o jornal Le Parisien Quentin Molinié, do site Darwin Nutrition, especializado em alimentação saudável.

O levantamento revela que foram sobretudo as pessoas magras e obesas que engordaram nesses quase dois meses de quarentena. Entre os entrevistados, 57% declaram que sentem as roupas mais apertadas devido ao ganho de peso.

Outra curiosidade é que entre a população que mais ganhou peso estão as mulheres da região parisiense e os homens que vivem em zonas rurais da França, especialmente os que fazem parte de uma família numerosa. “64% dos confinados com mais de quatro pessoas engordaram contra somente 53% dos confinados que moram sozinhos”, afirma o diretor do serviço Político-Atualidade do Ifop, François Kraus.

Aumento das desigualdades nos casais heterosexuais

A pesquisa também revela que as desigualdades na divisão das atividades domésticas entre os casais heterosexuais aumentaram durante a quarentena. Apenas 21% dos homens afirmam que cozinham mais do que antes do início do confinamento.

De acordo com o levantamento do Ifop, a preparação das refeições ficou sob a responsabilidade de 60% das mulheres francesas durante a quarentena. Não é à toa que, neste período, 42% dos casais heterossexuais reconhecem ter vivenciado tensões devido às tarefas domésticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES