Covid causa inchaço? Entenda sequelas relatadas pela cantora Joelma

A Assessoria da cantora informou que o rosto inchado observado no show em Parauapebas tratava de uma sequela da Covid-19.

Joelma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

cantora Joelma deixou os fãs preocupados após aparecer com rosto inchado em um show em Parauapebas, no Pará, no último domingo (29). A Assessoria da cantora informou que se tratava de uma sequela da Covid-19.  

A paraense já foi infectada três vezes pelo vírus. Ela explica que o vírus lhe deixou um "efeito sanfona" e que há dias nos quais o corpo fica inchado, mas depois volta ao normal. Depois da polêmica, Joelma surgiu em suas redes sociais com o rosto aparentemente normal, sem inchaços. 

Joelma aparece em show com rosto inchado | FOTO: Reprodução

De acordo com a infectologista Andrea Beltrão, ouvida pelo g1, é raro que ocorra esse tipo de sequela. "Essa sequela não é comum, não tem relação com procedimentos estéticos. O edema que ocorre após a Covid-19 é devido o processo inflamatório intenso que leva a trombose na microcirculação".

Ela explica que reinfecções não potencializam os problemas, o efeito é contrário e "a tendência é que os sintomas seja mais leves".

Processo inflamatório

Depois de uma infecção por Covid-19, ou mesmo a vacinação, ocorre um processo inflamatório no organismo e ele pode interagir com o ácido hialurônico presente nos tecidos aplicados. É o que explica a dermatologista Ana Luiza Esteves.

"É um lugar onde mais aplicamos ácido hialurônico, mas pode ocorrer em outras partes do corpo. Não é um evento tão comum, mas pode acontecer e é atribuída ao preenchimento facial. Tem alguns casos realmente que podem ocorrer sem o ácido hialurônico, mas eles são realmente bem pequeno", disse a dermatologista ao g1.

Esse processo pode ocorrer por causa de outras doenças, mas esse problema tem sido bastante relacionado ao covid-19. Ana Luzia Esteves ressalta que é importante tomar as vacinas disponíveis, mesmo que esse problema ocorra. "Até porque a própria doença pode desencadear esse quadro. Quando isso acontece, existe tratamento e os pacientes costumam responder muito bem".

Reação da Covid-19 e uso de ácido hialurônico

Contudo, um estudo apresentado pela revista científica New England Journal of Medicine (NEJM), feito com a vacina da Moderna, pesquisou a relação entre a vacina contra Covid em pessoas que realizaram preenchimento facial de dois a seis meses antes do teste. No estudo, apenas duas mulheres, em um total de 30 mil voluntários (metade foi vacinada e a outra metade recebeu um placebo) relataram inchaço no local de aplicação dos preenchedores.

Por meio de nota, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP) explica que o número de pessoas com a reação é insignificante diante do número de pessoas avaliadas na pesquisa.

"Duas pessoas em um grupo de mais de 30 mil não é considerado um número estatisticamente significativo. Além disso, efeitos colaterais advindos da aplicação de preenchedores faciais não são apenas raros, mas também transitórios e benignos. Geralmente, eles se caracterizam pela presença de sinais inflamatórios (inchaço, vermelhidão, calor e dor no local da aplicação do preenchedor) e respondem bem ao tratamento, que é individual e deve ser sempre prescrito por um dermatologista", aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES