Criador do Zé Gotinha repudia Eduardo Bolsonaro: “terrível”

Artista criticou Eduardo Bolsonaro pela imagem que o parlamentar compartilhou na internet

Darlan | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Darlan Rosa, artista plástico responsável pela criação do Zé Gotinha, mascote oficial do Ministério da Saúde em campanhas de vacinação do Brasil, ficou chateado com uma versão da personagem segurando uma arma, compartilhada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A imagem, compartilhada nesta sexta-feira (12), foi classificada como "terrível". 

Zé Gotinha foi criado em 1986 parapara a Unicef, braço da ONU que trabalha pela infância. A figura é um símbolo nacional da erradicação da polimomielite.

Crédito: reprodução.

Para Darlan, o compartilhamento de Eduardo é impensável. "É tudo o que eu não penso. Ele foi concebido como personagem educativo. Não há nada de educativo numa arma. Antes era o vacine ou morra. E eu propus a quebra desse paradigma. Não se educa pela violência e pela imposição. A educação é pelo exemplo. E esse aí com a arma é péssimo", afirmou em entrevista à Folha de São Paulo.

O artista afirma estar consternado com a versão contraditória da personagem. "Criei um projeto simples de propósito e compartilhado, então mesmo quando ele é mal desenhado ele tem sua força. Prefiro ver a forma dele não correspondendo ao que eu fiz do que com apologia a armas. É uma briga que não tem mais fim. Do outro lado o poder é muito maior. É a mesma coisa de querer acabar com fake news. O primordial é esclarecer que o Zé Gotinha foi criado para educar. Só a informação e a ciência podem nos ajudar", disse. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES