Criança robô consegue imitar diversas expressões humanas; vídeo

Mais de 100 pontos de medição são feitos no rosto do robô.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Outras partes do mundo vêm desenvolvendo muito sua produção robótica, mas os exemplos de robôs mais assustadores continuam vindo do Japão, como é o caso do Affetto. Esse menino robô consegue imitar uma gama de expressões humanas, e algumas delas são realmente assustadoras.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Osaka, o Affetto consegue reproduzir o rosto humano quando nós representamos felicidade, confusão/dúvida, medo, raiva, sono e até curiosidade.

As pálpebras dos olhos do robô abrem e fecham, e seus globos oculares também conseguem se mover de um lado para o outro a fim de tornar algumas expressões mais realistas. 

Assista:

Ela está claramente destacada da língua dentro do “crânio” do robô, tornado essa criação mecânica muito sinistra. Contudo, o que devemos realmente levar em conta é o trabalho dos pesquisadores que não apenas estão desenvolvendo formas de rastrear os movimentos do rosto humano a fim de identificar emoções, mas também replicá-las mecanicamente.

“As deformações na superfície são um problema-chave no controle das expressões do androide”, disse Minoru Asada, um dos líderes do projeto na Universidade de Osaka. “Movimentos na macia pele facial cria instabilidade e gera um grande problema mecânico com o qual temos que lidar. Nós buscamos uma forma melhor de medir e controlar isso”.

Mais de 100 pontos de medição são feitos no rosto do robô para aperfeiçoar suas expressões, mas é notável que ainda há bastante margem para melhoria. Ainda não há qualquer aplicação prática para um robô como esse, mas podemos imaginar que a futura indústria de robôs de companhia poderia se beneficiar bastante disso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES